Segurança

Perigoso bandido do Sul de SC, “Banha” é morto pela polícia gaúcha

Foto: Blog Ação Preventiva/Divulgação

Foto: Blog Ação Preventiva/Divulgação

Um dos mais perigosos e procurados criminosos do Sul de Santa Catarina, Willian da Silva Viana de 27 anos, vulgo “Banha”, foi morto após confronto com a polícia no Rio Grande do Sul, às 11 horas da manhã de hoje (24), em Alvorada, região metropolitana de Porto Alegre.

O bandido e três comparsas trocaram tiros com a Brigada Militar e “Banha” morreu depois de ser atingido por vários disparos: um na cabeça, três no tórax e dois na perna esquerda. Ele morreu no hospital local. Outros três integrantes da quadrilha foram alvejados pelos policiais: Diego Leotte da Silva, de 20 anos, levou um tiro na perna direita; João Marcos da Luz, de 19, foi ferido com um disparo na perna direita, e um adolescente de 17 teve um corte na testa. Os quatro são do Balneário Rincão, todos conhecidos pela polícia regional.

A morte de “Banha” aconteceu após uma averiguação da polícia de um veículo com suspeita ser clonado. Quando o Renault Clio em que a quadrilha cruzou o caminho dos soldados, foi efetuada ordem de parada, mas houve resistência e fuga. Durante o acompanhamento tático os bandidos atiraram contra a guarnição, que revidou.

Em certo momento, após alguns minutos, o carro do bando colidiu frontalmente com a viatura, e dois deles foram alvejados. Mesmo assim, todos conseguiram correr, pulando cercas e invadindo pátios de residências. Em uma das casas em que se refugiaram, houve nova troca de tiros e, então, “Banha” levou os disparos, assim como os comparsas. Todos foram levados para o hospital, e ele não resistiu aos ferimentos.

“Banha” estava em liberdade desde setembro do ano passado, quando teve o benefício de relaxamento da prisão no Presídio Santa Augusta, em Criciúma. Já, neste ano, voltou ao Balneário Rincão, terra natal e lugar onde cometeu vários crimes nos últimos anos. Ele foi abordado, ainda, algumas vezes pela PM de Balneário Arroio do Silva.

Por ser conhecido da polícia por fazer ameaças a autoridades, “Banha” era considerado um dos principais assaltantes e homicidas da região. Indícios apontam envolvimento dele em diversos assassinatos, inclusive de dois irmãos, no ano passado, no bairro Pedreiras, no Balneário Rincão.

Em 2015, ele trocou tiros com a PM rinconense depois de uma abordagem. Momentos depois, um ônibus foi incendiado em represália à ação policial. Segundo o delegado Márcio Campos Neves, da DIC Criciúma, “Banha” foi identificado em vários roubos na região da Quarta Linha. "Iríamos prendê-lo em breve, com certeza. Faltavam poucos detalhes para ele voltar para a prisão", conta. Ele era integrante da facção criminosa Primeiro Grupo Catarinense (PGC).

Com informações de João Zanini – Rádio Eldorado