Geral

Pescadores comemoram pesca da tainha

Foto: Divulgação

Ontem, finalmente, o mar estava para peixe e a tão esperada safra da tainha parece que vai começar efetivamente. No Farol de Santa Marta, como havia sido previsto depois de avistarem uma grande quantidade de peixes, os pescadores embarcaram e conseguiram trazer toneladas de tainha.

De acordo com Maria Aparecida dos Santos Ramos, coordenadora da Pastoral dos Pescadores da Diocese de Tubarão e coordenadora de Pesca e Aquicultura da prefeitura de Laguna, uma embarcação pegou de seis a sete toneladas, outras capturaram nas redes em torno de dez toneladas, e outras um pouco menos.

“Nós sabemos que a produção da tainha está baixa, mas hoje deu um novo ânimo para nossos pescadores. Todas as embarcações pegaram os peixes e isto é muito importante para nós. É uma safra esperada todo ano, a tainha malhada nas redes”, comemora Maria Aparecida. “E isto é o que traz a alegria para os pescadores e para todos os moradores do Cabo de Santa Marta”, completa.

Na praia da Ribanceira, em Imbituba, os pescadores também conseguiram ontem um grande lanço, de pelo menos cinco toneladas de tainha. Por volta de meio-dia, as duas redes utilizadas foram retiradas da água com ajuda da população.

Depois que os peixes foram retirados da água, um caminhão frigorífico chegou ao local e os pescadores começaram a carregá-lo com as tainhas.

Apesar dos lanços estarem chegando ao Estado, o conselheiro da Federação dos Pescadores do Estado de Santa Catarina – Fepesc, José Furtuoso Góes, disse que este ano “a pesca está fraca” e que as coisas precisam melhorar.

Previsão do tempo

A massa de ar frio continua atuando na região, e a previsão para hoje é de sol, com formação ampla de geada na madrugada e ao amanhecer nas áreas altas, segundo a metorologista da Epagri/Ciram Laura Rodrigues. Amanhã, as temperaturas amanhecem ainda baixas, mas terão elevação durante o dia.

Já no domingo uma frente fria chega trazendo aumento de nuvens, com chuva, no decorrer do dia. “Há risco de temporais isolados, especialmente à tarde e à noite, completa a meteorologista. O tempo mais fechado deve permanecer até quarta, quando entra uma nova massa de ar frio.

Com informações do Jornal Diário do Sul

Notícias Relacionadas

Pescadores fecham a ponte do Camacho, em Jaguaruna, por duas horas

Terminal Pesqueiro de Laguna: recurso de R$ 1,5 milhão é anunciado para obras da fábrica de gelo

Big Wave tem ondas de até cinco metros no Farol de Santa Marta

Botos símbolo de Laguna correm risco de extinção