Cultura

Pinturas e dança abrem evento cultural na ACIC

Criciúma passa a contar com uma nova agenda cultural em um espaço tradicionalmente corporativo. Esta mistura de perfis é o que propõe o projeto Cultura ACIC, que abriu nessa segunda-feira sua primeira exposição de artes e que dá início a um ciclo de palestras sobre pintura, escultura, cinema, literatura e arquitetura. O evento teve ainda apresentação da bailarina Viviane Candiotto.

A mostra Arte Pictória Medieval e Renascentista é a primeira realização do projeto, descerrado sob os aplausos de autoridades como o Prefeito Márcio Búrigo, o Secretário de Desenvolvimento Regional, João Fabris, o presidente da Câmara de Vereadores de Criciúma, Ricardo Fabris, e o presidente da Fundação Cultural de Criciúma, Júlio César Lopes. Na plateia nomes conhecidos da cultura local, como o ex-presidente da FCC, Sérgio Zappelini, e a presidente do Conselho Municipal de Cultur, Amalhene Baesso Reddig, que ressaltou a importância da iniciativa por disponibilizar novos espaços para a cultura local. "Também destaco a importância por permitir que as pessoas tenham maior acesso a estas iniciativas culturais", salientou.

Ao abrir a mostra Arte Pictória Medieval e Renascentista, o presidente da ACIC, César Smielevski ressaltou que a cultura e a educação são essenciais para o desenvolvimento das cidades e que a ACIC vai manter o foco também nestas ações. "A mostra de arte aberta hoje não é um evento único, isolado, mas apenas o primeiro de vários que o projeto Cultura ACIC pretende proporcionar 'a nossa cidade e região", observou. O projeto da ACIC tem a coordenação de Iara Gaidzinski, que também esteve à frente da FCC. Ela salienta que a ACIC com o projeto proporcionará a manifestação de todas as manifestações culturais. "Se depender de nós vamos desencastelar a ACIC e este é apenas o primeiro passo".

A mostra que tem como curador Benito Gorini Borges é apenas uma pequena parte do acervo reunido pelo médico, ao longo de suas viagens. Estão expostos reproduções adquiridas em museus da Europa de pinturas barrocas e renascentistas, como Monalisa, de Leonardo da Vinci. Artistas como Rafael, Giotto e Michelangelo. 

A exposição segue aberta ao público com entrada gratuita, no hall da ACIC até o final de novembro. Nas próximas semanas um ciclo de palestras com artistas e convidados de Criciúma sobre pintura, cinema, mosaico e escultura, arquitetura e literatura. O próximo encontro será dia 28 de julho, as 20 horas, sobre reprodução e obras em mosaico, com Marielle e Michelle Bonetti.

Colaboração: Novo Texto Comunicação

[soliloquy id=”136738″]