Geral

Placa com alerta sobre a presença de jacarés é instalada em praia de Florianópolis

Local é considerado habitat do Jacaré-de-papo-amarelo, espécie comum nas regiões de Mata Atlântica

Foto: Divulgação

Em Florianópolis é comum avistar jacarés em córregos e regiões de manguezal. Mas a aparição recente de um jacaré-de-papo-amarelo na Praia de Ponta das Canas, no Norte da Ilha de Santa Catarina, motivou a instalação de uma placa com um alerta sobre a presença dos animais na área.

A placa também alerta para os cuidados com o meio ambiente e áreas sensíveis. “Respeite os animais silvestres e os ambientes naturais”, destacando para o aviso de Ambiente do jacaré-de-papo-amarelo”.

De acordo com a Floram (Fundação Municipal do Meio Ambiente), a presença desses animais nas praias não é muito comum, no entanto, pode acontecer quando há outros ecossistemas, como manguezais, em áreas próximas.

Essa espécie de réptil se alimenta de pequenos animais, como peixes, anfíbios e outros répteis, além de aves e pequenos mamíferos. A recomendação é para que a população mantenha distância e não alimente animais silvestres como jacarés e capivaras.

Caso encontre esses animais fora de seu habitat natural ou em zona de risco, a orientação é entrar em contato com os órgãos ambientais, como a polícia ambiental.

Outras placas foram instaladas em regiões movimentadas de Florianópolis

A avenida Beira-Mar Norte, em Florianópolis, recebeu novas placas de sinalização alertando para a presença de animais silvestres na região. Com o aumento de registro de capivaras e jacarés próximo ao shopping Villa Romana, a prefeitura da Capital pede atenção à circulação de animais no local.

Quer receber as principais noticias da região? Entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

Um grupo de jacarés do papo amarelo foi avistada no início de maio no mangue, também próximo ao shopping. A aparição dos animais assustou moradores que nunca tinham visto tantos deles em um mesmo local.

Via ND+