Saúde

Plantão de cardiologia é realidade em Criciúma

Foto: Divulgação/Dani Niero

Foto: Divulgação/Dani Niero

Quando se fala em doenças cardiovasculares, maior causa de morte no mundo, agilidade no atendimento é fundamental. Na corrida contra o tempo, ser atendido rapidamente e com eficiência pode fazer a diferença entre viver e morrer.

E para melhor atender a população do Sul do Estado foi implantado em Criciúma o São João Cardio, plantão 24 horas, em cardiologia.

Em apenas três dias, 30 atendimentos e uma cirurgia foram realizadas no Hospital São João Batista e a demanda deve crescer muito nas próximas semanas com o conhecimento da disponibilização do serviço. No mundo 16 milhões de pessoas morrem por doença cardiovascular. Até 2020 serão mais de 40 milhões. 

“O Hospital São João Batista está vivendo uma reestruturação. Frente a isso concluímos ser necessário um atendimento agilizado e de excelência na cardiologia. Antes, assim como nas demais instituições hospitalares, um clínico fazia o primeiro atendimento e posteriormente, caso necessário, um especialista era acionado. Na cardiologia, no entanto, o tempo no atendimento reduz as complicações e número de mortes. Não tínhamos entre Florianópolis e Porto Alegre um hospital de referência nesta área, com um médico plantonista 24 horas, e implantamos este serviço no nosso Pronto-Atendimento”, afirma o diretor-geral do Hospital São João Batista, Leandro Avany Nunes

O Hospital São João Batista foi fundado em 1963. Em 1998 adquiriu a primeira máquina de hemodinâmica na região Sul, responsável pelas angioplastias, e passou a ser referência em cardiologia. “Deixamos de focar nesta área, mas queremos fazer o resgate desta vocação para que o Sul do Estado, assim como Florianópolis e Blumenau, tenha um centro de referência. “Temos todos os equipamentos necessários, excelentes especialistas e o que faltava era o plantão, agora, no entanto, não mais”, pontua o diretor-geral.

Atualmente o HSJB faz 2300 atendimentos no Pronto-Atendimento e a expectativa, com a disponibilização do novo serviço, é quase dobrar esse número chegando a 4000/mês.

Colaboração: Dani Niero – Assessoria de Imprensa Hospital São João Batista