Segurança

Polícia Civil descobre quadrilha que furtava gado na Serra e Litoral Sul

Pelo menos cerca de 120 cabeças de gado foram furtadas nas regiões serrana e carbonífera

Porteira de propridade em Novo Horizonte, foi quebrada pelos ladrões durante a fuga

Porteira de propridade em Novo Horizonte, foi quebrada pelos ladrões durante a fuga

A Polícia Civil de Bom Jardim da Serra com o auxílio das delegacias de Lauro Müller, Orleans, Forquilhinha e Criciúma, conseguiu identificar os membros de uma quadrilha que praticava o crime de abigeato – furto de gado -, nas regiões serrana e carbonífera.

Conforme o agente de polícia Nicodemos Silva, responsável pela Delegacia de Polícia de Bom Jardim da Serra, pelo menos seis pessoas fazem parte da quadrilha. “Ainda estamos apurando os roubos, porém, já identificamos seis elementos envolvidos com os crimes. Inclusive o chefe da quadrilha já foi identificado e é conhecido da polícia da região serrana por este tipo de crime”, informou.

Nicodemos conta que a polícia chegou a quadrilha após o roubo de 16 cabeças de gado de duas propriedades de Lauro Müller. “Tomamos conhecimento do furto e logo percebemos que era o mesmo modo operante daqueles que já investigávamos. Chegamos primeiro ao chefe da quadrilha e depois fomos identificando os demais elementos do bando, que estão espalhados  nas cidades de Criciúma, Orleans e Laguna”, comenta o policial, acrescentando que o gado furtado em Lauro Müller foi rastreado durante a investigação e o seu destino foi o município de Forquilhinha.

Das 16 cabeças furtadas no dia 27 de setembro de duas propriedades da localidade de Santa Rosa, em Lauro Müller, apenas 11 foram recuperadas. Segundo apurou a polícia, as demais teriam morrido durante o transporte, pois teria sido utilizado um caminhão baú no furto e os animais teriam ficado muito tempo dentro do caminhão fechado.

De Lauro Müller, os animais foram levados para o bairro Progresso em Criciúma, onde foram colocados à venda e um criador de Forquilhilha os comprou. A polícia investiga se ele sabia ou não que os animais eram furtados. “A princípio parece que realmente ele não tinha conhecimento de que estava comprando gado furtado, pois ele pagou o valor de marcado pelos animais”, explicou o agente Nicodemos.

Ainda conforme o policial de Bom Jardim da Serra, a quadrilha é responsável por pelo menos seis furtos de gados na serra e litoral sul. “Conseguimos apurar que o bando furtou aproximadamente 120 cabeças de gado, a grande maioria na região serrana entre Bom Jardim e São Joaquim”, informou.

Nicodemos não descarta que o mesmo bando esteja envolvido nos outros dois crimes de Lauro Müller, onde quatro bovinos foram abatidos para o furto da carne.

Nos próximos dias a polícia deve pedir a prisão preventiva dos seis elementos já identificados.