Geral

Ponto de Cultura Escolinha de Cinema volta às atividades

O Ponto de Cultura Escolinha de Cinema da Abadeus volta a atender colégios da grande Próspera, com oficinas de áudio visual. Neste terceiro ano de projeto a escola parceira é a Escola Básica Maria José Hülse Peixoto, localizada no bairro Brasília. Todas às quartas-feiras, quatro turmas de 15 alunos, com idade entre 11 até 15 anos de idade recebem noções sobre audiovisual.

Segundo os oficineiros do projeto, Isabel Guimarães e Filipe Cordova Pereira, nas oficinas os jovens tem contato com a história do cinema, técnicas de animação e conhecimentos gerais do áudio visual. “Juntamos as técnicas com temas como família, cidadania e identidade”, explica Isabel.

Filipe ainda lembra que será feito um documentário sobre desenvolvimento sustentável, tema sugerido pela escola. “Vamos juntar o útil ao agradável”, afirma.

Para a diretora executiva da Associação Beneficente Abadeus, Shirlei Monteiro, a projeto ajuda as crianças a enxergar a realidade de uma forma diferente. "Dar uma câmera na mão de crianças e ajudar ela a ver sua própria realidade de forma diferente e com um olhar mais crítico. É uma forma de fazerem pensar nos seus costumes e ações", justifica Shirlei.

Desde que foi implantado o projeto já trabalhou com os Colégios Arruda Ramos, Heriberto Hülse, Vilson Lalau, além do Cras do bairro Cristo Redentor.

O Projeto

O projeto Ponto de Cultura Escolinha de Cinema da Abadeus iniciou suas atividades no ano de 2010 e faz parte do Programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura, em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina, como objetivo promover a integração da comunidade e a inclusão social dos jovens e crianças por meio da cultura, e da produção audiovisual.

Colaboração: Antonio Rozeng

[soliloquy id=”22314″]