Poder Executivo

População de rua é tema de seminário em Criciúma

Evento organizado pelo Governo de Criciúma, ocorre nesta quinta-feira (17), no auditório da Amrec

Tirar pessoas das ruas de Criciúma é o principal objetivo do Centro Pop. Partindo deste princípio, a Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realiza o 1º Seminário do Centro Pop – Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua.

O objetivo da ação é orientar, debater os direitos e frisar a importância do acolhimento da população de rua. O evento, aberto ao público, ocorre nesta quinta-feira (17), no auditório da Associação dos Municípios da Região Carbonífera – Amrec.

De acordo com a assistente social e coordenadora do projeto, Marcela Santiago, visando à reinserção de moradores de rua na sociedade, o Centro Pop, através de educadores sociais – que abordam essa população nas ruas – oferece serviços que possibilitam a inclusão social e ressocialização, o que varia em cada caso.

“Atendemos toda essa população que faz das ruas meio de sobrevivência e moradia. Os educadores sociais conversam com eles e perguntam o que estão precisando, então é dado o encaminhamento para cada serviço”, explana. “Sabemos que essas pessoas não estão nas ruas por vontade própria, mas sim, por falta de opção. Daí a importância do trabalho do Centro Pop para auxiliar na mudança dessa realidade”, completa a coordenadora.

A abertura do Seminário contou com a participação da secretária municipal de Assistência Social, Solange Barp, do coordenador do núcleo de Criciúma da Defensoria Pública de Santa Catarina – DPE, Carlos Azeredo Teixeira, e do tenente coronel Evandro Fraga, comandante do 9º Batalhão da Polícia Militar de Criciúma – BPM.

“Apesar de ser um tema delicado de tratar, é de extrema importância para nosso município orientar e sensibilizar a população que, ao invés de dar esmolas, devemos procurar aproximar os moradores das ruas de Criciúma com as possibilidades de inclusão social. Enfrentamos esse problema em todo o estado, mas precisamos priorizar nossa população criciumense, fazendo o que estiver ao nosso alcance”, ressalta a secretária Solange Barp. 

Colaboração: Janaína Teixeira / Diretoria Executiva de Comunicação de Criciúma

[soliloquy id=”147583″]