Economia

Porto de Imbituba recebe primeira carga pela ferrovia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Ontem à tarde o Porto de Imbituba recebeu a primeira carga através da Ferrovia Tereza Cristina, depois da retomada da movimentação por transporte férreo, que ocorreu na semana passada.
Conforme reportagem do jornal Diário do Sul, os seis contêineres carregados de pisos, azulejos e revestimentos cerâmicos vieram do entreposto localizado em Içara e marcam o começo de uma das apostas do Porto para incrementar a movimentação nos próximos meses.

“A retomada desta movimentação será de grande valia para o porto e para a região, já que vai se refletir na melhoria do escoamento. O transporte férreo torna o frete aproximadamente 40% mais barato para as empresas”, pontua o gerente de operação da SCPar Porto de Imbituba, Pablo de Almeida da Fonseca.

As mercadorias serão exportadas. A movimentação de mercadorias através da FTC não ocorria há cerca de dois anos. A tendência é de que a cada viagem o número de contêineres carregados aumente. Já na próxima, serão 14 e na outra, 21 unidades, conforme já programado, destaca Pablo. A retomada do transporte é fruto de uma parceria entre a SCPar Porto de Imbituba, o FTC e a operadora OpenMarket.

Para a administração do porto, a retomada da movimentação pela ferrovia contribui não apenas para o desenvolvimento da atividade portuária, mas para toda a região, já que contribui no processo logístico e coloca Imbituba em um processo de intercâmbio multimodal.