Geral

Possível fechamento de agências do Banco do Brasil mobiliza sindicato e políticos

Contrato que obrigava o BB a manter o banco em funcionamento em todas as localidades em que o BESC estivesse presente encerra neste dia 5 de outubro

Agência do BB Lauro Müller (Foto: Arquivo/Sul in Foco)

Agência do BB Lauro Müller (Foto: Arquivo/Sul in Foco)

Prefeitos e presidentes de Câmaras de vereadores de todo Estado de Santa Catarina estão recebendo um comunicado do deputado estadual, Sargento Amauri Soares, Líder da Bancada do PDT na Assembleia e do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Florianópolis e Região (SEEB), alertando as autoridades sobre a possibilidade de fechamento de agências ou postos do Banco Brasil em quase 100 municípios catarinenses.

Conforme o documento, neste dia 5 de outubro cessam os efeitos do Contrato n° 015/2007, firmado entre o Estado de Santa Catarina e o Banco do Brasil S.A., cuja Cláusula Décima Sexta obrigava este último a manter o banco em funcionamento em todas as localidades em que o BESC estivesse presente.

Encerrado o prazo de cinco anos de vigência do referido contrato, prorrogado de 5 de outubro de 2012 para 5 de outubro de 2013, o Banco do Brasil S.A. passa a ter a prerrogativa de desativar, ou não, agências e postos de serviço deficitários.

Diante dessa hipótese, o deputado e o sindicato alertam que seria prudente que os agentes políticos locais intercedessem junto ao Governo do Estado e ao Banco Brasil S.A., com o intuito de evitar o fechamento de quase uma centena de unidades bancárias, uma vez que isso poderia criar dificuldades para milhares de aposentados, pensionistas, agricultores e pequenos empresários que ficariam sem seu agente financeiro local.

A Assessoria de Imprensa da Superintendência do Banco do Brasil em Santa Catarina informou que não há nenhuma previsão neste sentido e que o banco não sabe de onde partiu essa informação e nem o seu propósito.