Geral

Praça Nereu Ramos tomada de cor de rosa

Mesmo com toda chuva que ocorreu durante a quinta-feira (17), as pessoas não deixaram de aproveitar mais uma oportunidade ofertada pela Secretaria Municipal do Sistema de Saúde, Associação Amor a Vida (AMOVI), Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC), Casa Guido, Avon entre outras entidades que estiveram reunidas na Praça Nereu Ramos realizando orientação e conscientização para prevenção do câncer de mama. O mês é reservado para várias atividades em prol da campanha de combate a uma das doenças mais letais às mulheres, o Outubro Rosa.

Para a secretária do Sistema de Saúde, Geovânia de Sá, não basta apenas relatar para as pessoas sobre a doença, elas tem que ser informadas sobre como se prevenir e procurar locais corretos para tratamento. “O foco principal da campanha é para que as pessoas aprendam principalmente a fazer o autoexame. Elas têm que ter hábitos de vida saudáveis se querem ter boa saúde. Vale sempre lembrar que quando a doença é descoberta em sua fase inicial a doença possui uma taxa de cura de até 95%. Queremos alertar nossas mulheres”, enfatizou Geovânia.

A campanha Outubro Rosa, teve início na Califórnia com o objetivo de dar visibilidade à causa do câncer de mama no mundo e incentivar as mulheres a respeito da prevenção da doença. Entre janeiro de 2012 e setembro de 2013, a cidade de Criciúma registrou 163 casos de câncer de mama.

A coordenadora de Educação Permanente em Saúde da Secretaria de Saúde, Andréia Sharon Salomão, o dia foi muito produtivo e os criciumenses estão aderindo à campanha. “Esta manhã soltamos balões cor de rosa para que as pessoas fiquem sempre atentas. As pessoas estão interessadas mesmo em saber como se faz o autoexame, o que se faz se encontrar o caroço. Durante todo o evento a Avon esteve conosco realizando limpeza de pele, dicas de maquiagem e principalmente reforçando as informações sobre a doença. Muitos homens passaram pelo local em busca de conhecimentos sobre a doença, que também atinge o sexo masculino”, destacou a coordenadora.

Campanha da sífilis foi abertura durante o evento

Durante a tarde, a equipe do Programa de Atenção Municipal as DST/HIV/AIDS (PAMDHA), esteve participando do Outubro Rosa abrindo oficialmente a campanha alusiva ao Dia Nacional de Combate a Sífilis. Os profissionais realizaram atividades educativas e teste rápido em frente à Casa da Cultura Neusa Nunes Vieira, na Praça Nereu Ramos.

Colaboração: Milena dos Santos

[soliloquy id=”43557″]