Geral

Praias de Jaguaruna possuem terrenos escriturados dentro do mar

Um fato que vem sendo discutido atualmente na região é quanto aos embargos ambientais em praias de Jaguaruna. Conforme o diretor do Instituto de Meio Ambiente de Jaguaruna, Vilson Teodoro, está sendo realizado um monitoramento nas praias com objetivo de realizar o levantamento geral da situação dos terrenos da orla marítima do município para regularizar a situação em locais de Área de Preservação Permanente, as APP’s.

”Muitos casos estão relacionados a compradores que não avaliam o lote antes de adquirir. Em alguns casos são vendidos até terrenos dentro do mar, sem que o comprador saiba”, ressalta Vilson.

O órgão está buscando a melhor forma possível para resolver os problemas ambientais. Vilson ressalta que, junto ao processo de regularização destas propriedades está sendo realizado também um Termo de Ajustamento de Conduta – TAC, para regularizar a instalação de energia nas casas já construídas nos balneários.

Atualmente, as praias de Campo Bom, Copa 70, Torneiro e Esplanada comportam centenas de veranistas de Orleans, Lauro Muller, São Ludgero e Pedras Grandes que possuem imóveis nestes locais. A dica é consultar a prefeitura de Jaguaruna antes de qualquer negócio na orla marítima.

Colaboração: Elariana Fernandes/Jornalismo Guarujá