Clima

Prefeitura de Criciúma acompanha previsão de chuva para a semana

Foto: Bruna Borges

Foto: Bruna Borges

A Administração Municipal de Criciúma, por meio da sua Defesa Civil, está atenta à previsão de altos volumes de chuva anunciada pelos meteorologistas para esta semana. Nessa terça-feira (6), a coordenadora da Defesa Civil, Angela Mello, apresentou ao prefeito Márcio Búrigo a imagem atualizada dos satélites e informou o Chefe do Executivo criciumense sobre a possibilidade de a cidade ser afetada. “Estamos monitorando a previsão e, em caso de uma emergência, a Defesa Civil e a equipe de Governo estão preparadas para agir. Mas até então o cenário é tranquilo e esperamos que assim continue”, afirma Márcio. 

A orientação preventiva é de que os moradores, principalmente os de áreas de risco, fiquem atentos, caso a previsão se confirme. “As pessoas que moram em encostas de morros devem ficar alerta, também durante a noite, e caso ouçam algum barulho devem sair imediatamente de suas casas e acionar a Defesa Civil para fazer uma vistoria no local. Aqueles que moram próximos a rios também precisam ficar atentos e sair de suas residências nos casos de transbordamento, também avisando a Defesa Civil”, orienta Angela. “Nós pedimos, ainda, que viagens não urgentes sejam adiadas para outro momento, pois não é recomendado pegar a estrada”, afirma. “Porém, nós ressaltamos que se trata de uma previsão e, portanto, ainda podem ocorrer alterações e os volumes não sejam altos ao ponto de causar transtornos maiores”, complementa Angela. 

“Kit fuga” deve estar preparado

A Defesa Civil também orienta a população moradora de áreas de risco a deixar um “kit fuga” preparado. Devem conter no kit duas mudas de roupa, documentos, medicação controlada e receitas médicas. “São itens que as pessoas que precisam sair de suas casas podem precisar nesse tempo em que estão em casas de parentes/amigos ou mesmo em abrigos”, comenta a coordenadora. 

Telefones úteis:

Defesa Civil de Criciúma: 3445 7019 – 3445 7020 – 9162 9006 – 199
Bombeiros – 193
Guarda Municipal – 153
Polícia Militar – 190

Colaboração: Bruna Borges