Geral

Prefeitura de Içara divulga resultado da análise sobre espuma em rio

Fotos: Divulgação / Comunicação Prefeitura de Içara

Fotos: Divulgação / Comunicação Prefeitura de Içara

O Governo de Içara, por meio da Fundação de Meio Ambiente – FUNDAI, comunica que na análise da coleta de água, em nove pontos do Rio Três Ribeirões, que no fim de outubro teve o aparecimento de espuma, foi constatada a presença de SURFACTANTES (detergentes e saponáceos). Em cinco dos nove pontos analisados, foi encontrado o agente poluidor acima do limite permitido pela legislação que é de 0,5 mg/l, ou seja, nestes pontos oSURFACTANTES chegou a 2,9 mg/l, estando seis vezes acima do limite.

O biólogo da FUNDAI, Ricardo Garcia, assinalou que toda a bacia foi mapeada desde o limite com criciúma, no bairro Marili, até a SC-445 (Rodovia Paulino Burigo), numa extensão de 460 metros.

Segundo o presidente da Fundação, Tomás Manoel Cardoso, já se sabe o produto causador da poluição e também foi identificado o afluente que está trazendo o produto até o rio. Neste trecho aproximadamente 10 empresas estão instaladas. Com isso, o próximo passo será a investigação nas empresas situadas no percurso citado. Identificado-se o emissor, a empresa será autuada, multada (varia de cinco mil até cinquenta milhões de reais) e estará sujeita a embargo temporário ou definitivo.

Entre as medidas adotadas pelo órgão municipal de defesa do meio ambiente também está o acompanhamento semanal, por meio de coleta e análise, para que seja verificada a evolução do quadro e, com isso, evitar que o dano volte a se repetir.

Além disso, com um valor três vezes acima do permitido, o mesmo produto (SURFACTANTES) foi encontrado em um ponto na divisa entre Içara e Criciúma. Para sanar também este problema, a equipe da FUNDAI vai fazer contato com a FAMCRI para que, em parceira, as medidas cabíveis sejam tomadas.

Não foi identificado nenhum indício de que a espuma seja tóxica, mas é bom que seja evitado o contato até que se tenha o resultado definitivo, conforme o biólogo.

Colaboração: Comunicação Prefeitura de Içara