Poder Executivo

Prefeitura de Sombrio e Defesa Civil constroem casas para famílias que sofrem com alagamentos

Uma parceria entre a Defesa Civil do Estado e do município, junto com a Prefeitura Municipal de Sombrio beneficiou cinco famílias que sofrem com alagamentos. Para acabar com esses problemas que eram frequentes, eles foram contemplados com uma casa nova, que faz parte de um projeto da Defesa Civil de Santa Catarina.

De acordo com o Coordenador da Defesa Civil de Sombrio Alessandro Tavares, as casas modulares são destinadas às famílias que moravam em áreas consideradas de risco pela Defesa Civil do município, ou então, que foram vítimas das enchentes passadas. “A Defesa Civil construiu as casas, e a prefeitura forneceu toda a rede de esgoto, de água e energia elétrica, limpeza do terreno e aterro. As casas são projetadas para suportar ventos fortes e granizo”, disse.

A casa modular é desenvolvida em material de PVC. Possui isolamento térmico e conta com estrutura reforçada e garantia de cinco anos. São 39 metros quadrados, composto por sala e cozinha, dois quartos, banheiro e uma área de serviço. O custo para o Estado de cada casa é de R$ 38 mil. Os recursos destinados são provenientes do Fundo Estadual de Defesa Civil – Fundec.

O prefeito Zênio Cardoso (PMDB) afirma que é a primeira vez na história de Sombrio que os moradores são beneficiados com uma casa da Defesa Civil em parceria com a Prefeitura Municipal. “Fico muito feliz, pois sei que essas famílias realmente necessitavam de uma casa em condições melhores. Agora, eles poderão viver em condições de dignidade e com uma infra-estrutura ideal para suas famílias”, afirmou.

Duas antigas casas já foram demolidas e as duas primeiras casas estão sendo construídas na comunidade de São Pedro e Raizeira, em seguida serão construídas uma no Parque das Avenidas e no bairro São Luiz, por último, na Januária. Em quinze dias deverão ficar prontas e serão entregues aos moradores.

Para ganhar uma casa dessas existem muitos critérios que são avaliados diretamente com o coordenador da Defesa Civil. São famílias que tiveram as casas antigas interditadas pelas coordenadorias de proteção e defesa civil local, que vivem em áreas de risco e estão listados pela prefeitura.

Há 30 anos, Zélia Eufrásio mora no bairro São Pedro e toda vez que chovia muito cansou de tirar água de dentro de casa. A servente relembra o sufoco que passou. “Sempre trabalhei duro para conseguir comprar as coisas para dentro de casa. Comprei uma cozinha novinha e perdi tudo. Entrava água nos quartos, molhava os roupeiros, acabou estragando muita coisa e tive que jogar fora. A minha sorte foi a Defesa Civil, o Samae, e a Prefeitura de Sombrio, que toda vez que chovia iam fazer drenagem para retirar a água de dentro da minha residência”, lembrou.

Ao receber a notícia que iria ganhar uma casa nova a felicidade foi grande. “Fiquei muito feliz quando o Tavares me contou. Agora quando chover eu posso ficar tranquila. Agradeço a todos que sempre me ajudaram quando precisei”, concluiu.

O Secretário de Obras Carlinhos Gomes, esteve na casa de Zélia para verificar a demolição da antiga casa e a limpeza no terreno. Nesta semana a equipe começou a aterrar o pátio.

Colaboração: Ana Acordi / Comunicação Prefeitura de Sombrio

[soliloquy id=”155754″]