Geral

Prefeitura garante mais de 600 escrituras para famílias do Cristo Redentor

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Natal deste ano de aproximadamente 650 famílias do bairro Cristo Redentor, de Criciúma, será o mais alegre de todos os tempos. Muitos deles aguardam há 30 anos a notícia que hoje foi recebida com comemoração pela Administração Municipal: a confirmação pela Justiça de que receberão as escrituras dos terrenos onde moram. “Aquela área já se tornou residencial há muito tempo, mas não estava legalizada perante as vias judiciais. A Prefeitura, por meio do Departamento de Habitação da Secretaria de Assistência Social, travou uma verdadeira batalha para garantir que esses criciumenses tenham, finalmente, a posse de suas terras. E nesta feliz quarta-feira chegou a tão esperada notícia. O juiz assinou a aprovação do loteamento, que já deve ser registrado amanhã, e fez mais especial o nosso Natal e, com certeza, o melhor Natal dessas famílias da nossa cidade”, declara o prefeito Márcio Búrigo.

Aproximadamente três mil pessoas serão beneficiadas com a entrega das escrituras. “Com esse documento em mãos essas pessoas terão mais confiança para investir em seus imóveis, poderão fazer financiamentos para construção, reforma, ampliação, coisa que antes não era possível. Agora eles têm também um legado para deixar para seus filhos e netos, é uma verdadeira conquista, a conquista mais esperada e aguardada pelas famílias brasileiras e que agora temos a emoção de proporcionar para esses moradores”, comenta a secretária municipal de Assistência Social de Criciúma, Solange Barp.

Para conseguir a aprovação judicial, a Prefeitura contratou um engenheiro ambiental que emitiu um laudo atestando que a área já estava sendo utilizada há muitos anos para moradia e que preencheu todos os requisitos legais estabelecidos. Agora, o processo segue o seu trâmite legal. “Como a decisão judicial saiu nessa época do ano, o documento oficial só sairá em 2016, mas a garantia está dada. No início do ano que vem nós vamos fazer um mutirão para recolher a documentação necessária de cada família, pois são processos separados para cada um deles. A escritura será entregue ainda no primeiro semestre de 2016”, complementa Solange.

Somente neste ano a Prefeitura de Criciúma, por meio do “Programa Meu Sonho de Papel Passado”, entregou 66 escrituras a moradores da cidade. Em 2014 foram mais 56 escrituras. Outros 235 criciumenses também foram contemplados com os termos de posse das terras onde moram, o que significa um passo rumo à conquista das escrituras. 

Colaboração: Bruna Borges