Geral

Prepare o guarda-chuva: previsão é de temporais com raios, rajadas de vento e granizo em SC

De acordo com a Defesa Civil, a formação e atuação de uma frente fria no Estado mantém o tempo instável com possibilidade de chuvas intensas, raios e eventual queda de granizo

Foto: @Mil_usos/Twitter/Montagem

Preparem os guarda-chuvas, pois o tempo irá mudar em Santa Catarina nesta terça-feira (22). Conforme a Defesa Civil, a formação e atuação de uma frente fria no Estado mantém o tempo instável com possibilidade de chuvas intensas em curto intervalo de tempo, raios, eventual queda de granizo e rajadas de ventos.

Segundo a Epagri/Ciram, a condição de chuva se mantém em várias regiões de Santa Catarina. Entretanto, melhora no decorrer da tarde nas regiões do Meio-Oeste e Oeste. Nas demais regiões, a previsão indica a ocorrência de chuvas, podendo haver alguns extremos como granizo, por exemplo.

As temperaturas tendem a cair um pouco se comparado com dias anteriores. À tarde, as temperaturas máximas variam de 26 a 31 °C no Litoral e áreas próximas e de 19 a 24 °C nas demais áreas do Estado.

Condição do vento e do mar:

A terça-feira será com ventos com direção nordeste em boa parte do dia e passando para quadrante sul a partir da noite nas áreas próximas ao Rio Grande do Sul, com intensidade fraca a moderada.

Não se descarta a possibilidade de ocorrências de rajadas de ventos ocasionais, de 40 a 60 km/h, em algumas cidades do Litoral Sul.

Ondas com direção nordeste e altura de 1,5 a 2,0 m podendo haver picos de até 2,5 m no Litoral Sul. Nas demais áreas litorâneas, ondas com direção leste e altura de 1,0 a 1,5 m.

Condição do tempo para o resto da semana:

Na quarta-feira (23), a frente fria que está atuando em Santa Catarina se afasta e perde intensidade, mas a condição de chuva se mantém no Estado, principalmente nas primeiras horas do dia.

A Defesa Civil informa a possibilidade de ocorrência de pancadas de chuva, que podem vir acompanhadas de temporais isolados, dos Planaltos ao Litoral de Santa Catarina.

As temperaturas mínimas ao amanhecer em torno de 13 a 17 °C no Grande Oeste, Planaltos, de 17 a 22 °C nas demais áreas. Na parte da tarde, as máximas não devem passar dos 24 °C na Grande Florianópolis, Planalto Sul, Litoral Sul e variam de 25 a 31 °C nas demais regiões do Estado.

Tempo deve ficar mais estável no fim da semana:

O tempo para a quinta-feira (24), indica mudança no tempo em algumas regiões de Santa Catarina, isso ocorre por conta de um sistema de alta pressão que passa a atuar e influenciar o tempo no Estado.

A Epagri/Ciram informa que na região da Grande Florianópolis e na região Norte do Estado, não se descarta a possibilidade de chuvas bem isoladas no decorrer do dia. Já para as demais áreas de Santa Catarina, o dia nos presenteia com predomínio de sol e poucas nuvens.

As temperaturas ao amanhecer serão amenas, com a indicação das mínimas perto de 6 °C na Serra, de 15 a 20 °C no Vale do Itajaí, litoral e de 9 a 14 °C nas demais áreas. À tarde, as máximas chegam aos 25°C no Planalto Sul e variam de 25 a 29°C em grande parte de Santa Catarina.

Na sexta-feira (25), tudo indica que Santa Catarina terá a condição de tempo estável, com predomínio de sol a poucas nuvens no Estado. A formação de uma baixa pressão no oceano favorece condições para rajadas de ventos, de 40 a 60 km/h no litoral e áreas próximas.

Já no sábado (26), o tempo volta a ter uma mudança devido à combinação da baixa pressão com instabilidades que favorece a condições para pancadas de chuva em Santa Catarina e rajadas ocasionais no Litoral e áreas próximas.

Com informações do ND+

Notícias Relacionadas

Temperaturas voltam a subir nesta segunda-feira e SC tem previsão de chuva rápida

A partir da tarde, irá ocorrer a passagem de uma frente fria no Sul e no Litoral.

Serra do Rio do Rastro fica interditada temporariamente após vendaval

Houve queda de algumas pedras, árvores e postes sobre a rodovia. Nesta manhã de terça (12), o trânsito flui normalmente no trecho, porém, com registro de vento e muita chuva.

Rajadas de vento de até 70 km/h atingem litoral; previsão é de queda na temperatura

O mar também fica agitado com altura de onda de 2 a 2,5 metros próximo à costa.

Domingo de sol e temperaturas de até 38°C

Previsão indica que, o pico dessa onda de calor deverá ocorrer os dias 2 e 3 de janeiro, com a máxima na casa dos 40ºC.