Política

Presidência da Câmara de Vereadores de Lauro Müller terá rodízio

Oposição fechou acordo em reunião realizada na noite desta segunda-feira

Reunião entre os vereadores eleitos pelo PMDB e PSDB, que serão oposição a partir de 2013, em Lauro Müller, definiu na noite desta segunda-feira (5), um sistema de rodízio para a presidência da Câmara Municipal de Vereadores, nos quatro anos da próxima legislatura.

A reunião foi realizada às 19h30min na Câmara de Vereadores e contou com a participação do atual prefeito Hélio Bunn (PMDB) e dos presidentes do PMDB, Pedro Coradelli Corrêa e do PSDB, Nazareno Mazzuco. Os vereadores Helder Velho e José Artur Fernandes, ambos do PMDB, em razão de outros compromissos não estavam presentes, porém já haviam informado em outra reunião realizada com o mesmo propósito, que concordam com o rodízio.

Pelo acordo firmado entre os cinco vereadores do PMDB mais o do PSDB, todos terão a oportunidade de ocupar o cargo de Presidente da Mesa Diretora. Alguns por mais tempo, outros por um período menor.

Manoel Jades Izidorio, o Maneca (PMDB) será o presidente eleito em 1º de janeiro para o biênio 2013/2014. Porém, ele não irá ficar no cargo os dois anos, pois conforme o acordo o mandato será dividido com os vereadores Helder Velho e Heloisa Ramos Gazola, a Isa, ambos do PMDB. Maneca e Helder ficarão com dez meses cada e a vereadora Isa com quatro meses de presidência.

O eleito para o segundo mandato de 2015 a 2016 será o vereador Manoel Leandro Filho, o Nél (PMDB), que presidirá a Casa por um período de dez meses. O restante do mandato será dividido entre os vereadores José Artur Fernandes (PMDB) e José Antonio De Bettio (PSDB), que ocuparão a presidência por oito e seis meses cada, respectivamente.

Para o grupo, a definição acordada é importante para o fortalecimento dos partidos aliados e evitará as especulações corriqueiras em época de eleição da Mesa Diretora.

Os vereadores deixaram claro que farão oposição ao futuro governo e para isso vão cobrar o cumprimento do plano de governo do prefeito eleito.