Segurança

Presídio Santa Augusta está com 70% da reforma geral concluída

Foto: Daniel Búrigo / Clicatribuna

Foto: Daniel Búrigo / Clicatribuna

O Presídio Santa Augusta, em Criciúma, está com 70% da reforma, que transforma toda a unidade prisional, concluída. O prazo para término é para daqui um mês. Além das galerias, toda parte administrativa foi construída e funcionará em uma área superior, no mesmo espaço destinado ao atendimento de saúde e aos familiares dos detentos, e ao lado de dois novos espaços, um para presos que recém chegam à unidade prisional, para triagem, e outra para detentos, que, por algum motivo, precisem ficar isolados.

Além da área administrativa e pavimentação, o que resta praticamente é a reforma da galeria feminina, que já funciona em outro espaço. "Esses novos espaços devem ser terminados no mesmo período de 30 dias", informa o gerente do Santa Augusta, o agente penitenciário Felipe Alves Goulart. No lado externo, também terá mudanças. O novo portão principal passou para uma rua lateral e, ao lado, na área externa, terá um espaço para visitantes, inclusive com fraldário e banheiros.

Atualmente, conforme Goulart, são cerca de 630 detentos. Somente a última galeria, inaugurada em junho, tem espaço para 388 deles. Com as mudanças, presos em regime semiaberto também têm um novo espaço. A chegada de um scanner corporal, utilizado nas Olimpíadas do Rio de Janeiro e doado ao sistema carcerário catarinense, também está a caminho para reforçar a segurança.

"Com os novos procedimentos adotados, diminuiu bastante a apreensão de objetos ilícitos dentro da unidade prisional. Diariamente e quando há qualquer movimentação de presos que saem e entram das celas, são realizadas revistas, incluindo estruturais. O trabalho está bastante elaborado, graças também à evolução da obra", atribui.

Com informações de Talise Freitas / Clicatribuna