Geral

Previsão aponta para risco de temporais isolados e alagamentos na costa de SC

Segundo Epagri/Ciram, entre sexta e sábado, chuva pode ser acompanhada de temporais. Já entre sábado e domingo, há risco de ressaca.

Segundo Epagri/Ciram, ressaca pode agravar erosão em algumas praias (Foto: Odemar Andrade/NSC TV)

A Epagri/Ciram emitiu aviso por causa da previsão de chuva intensa, ventos fortes e granizo em Santa Catarina até a madrugada deste sábado (7). A chuva avança pelo estado a partir do Oeste. Há também risco de ressaca e alagamentos no Litoral durante todo o fim de semana.

Mar agitado

Segundo a Epagri/Ciram, há risco de ressaca com alagamentos no Litoral catarinense da manhã de sábado (7) até a noite de domingo (8). As ondas podem chegar a dois metros e meio.

“Associado às ondas pode ocorrer o empilhamento das águas na costa. No sábado à tarde e domingo pela manhã esse empilhamento se intensifica podendo causar inundações costeiras nas áreas mais baixas da costa catarinense”, alerta o aviso da Epagri/Ciram.

Ainda conforme o órgão, a ressaca pode agravar a erosão costeira sofrida em algumas praias nas últimas semanas.

Temporais

Há possibilidade de temporais isolados a partir da tarde desta sexta (6) com acumulados de 60 mm em algumas localidades, principalmente do Oeste ao Sul e também no planalto Norte do estado por causa da passagem de uma frente fria.

“A previsão nas próximas horas é de predomínio da nebulosidade com algumas aberturas de sol em alguns municípios, mas gradativamente as nuvens vão tomar conta. Vai ter chuva em todas as regiões, isoladamente com temporais”, diz o meteorologista Leandro Puchalski.

Recomendações

A Defesa Civil recomendou atenção com edificações e estruturas mais vulneráveis ao risco de erosão próximo ao mar, além de alerta para o risco de navegação e pesca nesse período.

Já para os locais onde ocorrerem tempestades, a recomendação é que os moradores procurem ficar abrigados e longe de locais com placas, postes de energia ou outro objetos que possam ser arremessados pelo vento. No caso de alagamentos, evitar contato com a água desses pontos alagados.

Radares meteorológicos do Oeste e do Vale apontam núcleos associados à tempestade, segundo Defesa Civil (Foto: Defesa Civil)

Com informações do site G1 SC

Notícias Relacionadas

Com temperatura negativa, Serra tem até ‘boneco de geada’

Defesa Civil emite alertas para hoje e amanhã

Diocese de Criciúma mobiliza comunidades para campanha SOS Santa Catarina

Alerta para a possibilidade de temporais nas próximas horas no Sul

Não está descartada a possibilidade de granizo, chuva intensa e rajadas de vento de até 70km/h em algumas cidades, em especial próximo à Serra Geral.