Saúde

Primeiro caso de febre maculosa é registrado em Grão Pará

Em Santa Catarina, dos 18 casos da doença já confirmados, nenhum apresentou gravidade

Foto: Ilustrativa/Reprodução

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC) confirmou o primeiro caso de paciente diagnosticado com febre maculosa na região da Amurel. Trata-se de uma mulher, de 44 anos, que mora em Grão-Pará.

Porém, a infecção não é recente. A DIVE/SC esclareceu que a paciente teve o diagnóstico em janeiro, quando apresentou sintomas da doença. Ela seguiu orientações médicas e já está curada da enfermidade.

A divulgação tardia do resultado faz parte da estratégia do Estado para alertar a população sobre a doença, que tem gravidade variável. O assunto tem ganhado notoriedade após a morte de quatro pessoas infectadas pela bactéria no interior de São Paulo.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

Em Santa Catarina, dos 18 casos da doença já confirmados, nenhum apresentou gravidade. A razão pode estar ligada ao tipo de bactéria encontrado no Estado, chamada de Rickettsia Parkeri e que é considerada menos grave.

Segundo o Ministério da Saúde, a transmissão da febre maculosa ocorre exclusivamente por picada de carrapato – todas as espécies – em especial o conhecido como carrapato estrela.

Entre os sintomas da infecção, estão febre, dor de cabeça intensa, náuseas e vômitos, diarreia e dor abdominal, dor muscular frequente, inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés, gangrena nos dedos e orelhas, e até paralisia dos membros que começa nas pernas e vai subindo até os pulmões, causando problemas respiratórios.

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

A doença tem tratamento com antibiótico específico. O paciente deve começar a tomar assim que o médico suspeitar da contaminação, antes mesmo da confirmação do resultado do exame.

Com informações Portal Infosul

Notícias Relacionadas

Amurel recomenda que municípios adotem nova quarentena por causa da Covid-19

Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel) contempla 18 prefeituras. A situação da região é considerada gravíssima pelo governo de Santa Catarina em relação à doença.

Polícia Civil prende dois homens suspeitos de homicídio de idosa em Grão-Pará

O crime ocorreu no dia 4 de agosto, quando a idosa foi atingida com um tiro

Caminhão atropela e mata vacas durante passagem em rodovia de Grão Pará

Das 6 vacas atropeladas, 4 morreram no local, e outras 2 foram sacrificadas.

Policiais ajudam pais a salvar vida de bebê recém-nascida em Grão Pará

Os pais, retornaram o telefonema à guarnição para agradecer pelo feito realizado que ajudou a salvar a filha deles.