Educação

ProArt realiza atividade em alusão ao Dia do Livro

O ProArt proporcionou uma verdadeira viagem ao mundo da imaginação aos que visitaram o projeto realizado em alusão ao Dia do Livro, comemorado no dia 18 de abril. Para isso, foram montados diversos cenários do Sítio do Pica Pau Amarelo, série de 23 livros escritos pelo autor brasileiro Monteiro Lobato.

Conforme uma das organizadoras do projeto, Roseane Aparecida Mazzuco Lole, a atividade objetivou incentivar a leitura em quem participou. “Nós pretendemos instigar o interesse pelos livros, mostrando que, com a leitura, é possível viajar sem sair do lugar. É muito gratificante observar a felicidade deles enquanto interagiam com os cenários”, afirmou.

Participaram da ação os alunos do 1º ao 5º da Escola de Educação Básica Otto Feuerschuette, do Centro Educacional Infantil Genesio Mazon e os idosos da Casa de Apoio aos Idosos, somando aproximadamente 150 visitantes.

Dentre os cenários estava a escola e o quarto da Narizinho e do Pedrinho, a cozinha da Tia Nastácia, as roupas de crochê da Dona Benta, a área de lazer do sítio, a floresta onde mora a Cuca e o Saci Pererê e o rio onde pesca o Tio Barnabé, no qual as crianças puderam brincar de pescaria.

Outro destaque que mexeu com a imaginação das crianças e proporcionou nostalgia aos idosos foi o trabalho produzido pelo orleanense Rosalino Mazzuco, de 80 anos, morador da localidade de Oratório, que uniu o engenho de farinha de mandioca, a roda d’água, o moedor de cana e a serralheria, contribuindo para preservar a cultura dos antecedentes.

[soliloquy id=”121101″]