Geral

Processo de anexação de territórios de Orleans e Urussanga a Lauro Müller é retomado

Vereadora Soraya Curcio Librelato retomou o assunto que estava adormecido

Um assunto que estava adormecido desde 2010, volta a tona no legislativo de Lauro Müller. A vereadora Soraya Curcio Librelato (PSD) está retomando a discussão do processo de desmembramento de área de terra pertencente ao vizinho município de Orleans e anexação no território lauromüllense.

O processo foi iniciado em 2008 pelo ex-vereador Alcimar Damiani De Brida (PSDB), hoje presidente da Coopermila. Em 2010, o ex-prefeito Hélio Bunn, encaminhou o pedido à diretoria de Geografia e Cartografia da Secretaria de Estado do Planejamento. No documento o chefe do executivo na época pedia também a anexação de outra área em Morro da Palha, na divisa entre Lauro Müller e Urussanga. No entanto, os processos não tiveram continuidade e acabaram ficando adormecidos, pelo menos até agora.

Na semana passada a vereadora Soraya requereu junto a diretoria de Geografia e Cartografia da Secretaria de Estado do Planejamento, cópia do processo para se inteirar sobre o assunto e dar seguimento ao mesmo.

Em 2008, moradores de Rio Capivaras Baixo, Rio Capivaras do Meio e Rio Capivaras Alto, as três comunidades que fazem divisa entre Lauro Müller e Orleans, haviam se manifestado por meio de abaixo-assinado, demonstrando interesse em pertencer ao território lauromüllense.
Os moradores alegam que a distância até o Centro de Orleans é muito maior que até o Centro de Lauro Müller. E que em razão da distância, eles acabam sendo privados de serviços básicos, como: saúde, educação e outros. Eles também argumentam que suas atividades comerciais e serviços bancários são desenvolvidos em Lauro Müller.