Saúde

Procissão e missa celebram Dia de São Roque em Jacinto Machado

Padroeiro do hospital será homenageado pela comunidade

A diretoria e a Associação das Voluntárias do Hospital São Roque de Jacinto Machado realiza, nesta sexta-feira (14), a 7ª Procissão e Missa em honra a São Roque. Segundo a presidente das voluntárias, Hilma Bernardo, a procissão sairá do hospital às 19 horas do Hospital São Roque em direção a Igreja Matriz, onde haverá missa proferida pelo padre Helder Benedet da Silva.

São Roque

A data é uma comemoração tradicional entre a comunidade cristã católica, homenageando o santo que é considerado padroeiro dos inválidos e cirurgiões, além de ser o protetor contra a peste e demais epidemias.

Nascido em uma família rica e nobre, São Roque viveu no século XIII, na cidade francesa de Montpellier. Quando ficou órfão, teria distribuído toda a sua herança entre os podres e vivido como um peregrino andarilho.

São Roque viveu durante o terrível período da peste negra, na Europa, que teria devastado metade da população da época. O andarilho teria se dedicado a curar e cuidar dos inúmeros doentes, passando pelas aldeias e levando a palavra de Deus para os enfermos.

São Roque morreu em 16 de Agosto de 1327, na prisão por ter sido confundido como espião. De acordo com a lenda, o carcereiro, que era manco de nascença, quando tocou no pé de São Roque para confirmar a sua morte, teria se curado imediatamente e começado a andar normalmente.

Colaboração: Comunicação Prefeitura de Jacinto Machado

[soliloquy id=”140387″]