Segurança

Procon visita quase 20 lojas de calçados após receber denúncia em Tubarão

Foto: Divulgação

Após recebimento de denúncias sobre a falta de preços dos produtos expostos na vitrine, o setor de fiscalização do Procon vez vistoria em 18 lojas de calçados de Tubarão, que teve como objetivo, orientar os comerciantes sobre os direitos dos consumidores.

O grupo repassou algumas orientações para os comerciantes assim como a entrega exemplares do Código de Defesa do Consumidor e a placa com o número de telefone e endereço do Procon.

Confira abaixo as orientações que devem ser observadas pelos comerciantes:

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

Obrigatoriedade de informar os meios de pagamento que são aceitos

Informar em placa de fácil visualização de quais os meios de pagamento que são aceitos. Ex.: Trabalhamos com cartão de crédito, débito e Pix.

O fornecedor é obrigado por lei a informar o preço à vista. Se há oferta do produto ou serviço a prazo, deve fornecer todos os dados desta modalidade. Se praticar diferenciação de preço em razão do prazo ou do instrumento de pagamento, terá que informar também o desconto ao consumidor.

obrigatoriedade de manutenção de um exemplar do código de defesa do consumidor no estabelecimento comercial

A obrigatoriedade é estabelecida na Lei Federal 12.291/2010, que também determina a disposição do CDC em local visível e de fácil acesso ao consumidor.

Obrigatoriedade placa com a identificação do Procon com endereço e número de telefone

De acordo com o Decreto Estadual 488/2015: “Fica regida pelas disposições deste Decreto a obrigatoriedade da divulgação, nos estabelecimentos comerciais e nos órgãos oficiais, do número de telefone e dos endereços dos órgãos de defesa do consumidor, Procon do Município ou do Estado”.

 Obrigatoriedade preço na vitrine

Diz a Lei da Precificação que os lojistas são obrigados a exibir os preços dos produtos informando nas etiquetas, de forma legível, o valor à vista do produto, e caso este esteja parcelado, o valor de cada parcela, a taxa de juros e o valor total do financiamento. Lei Municipal 5802/2022 e Lei Federal 10962/2004

Além disso, os fornecedores também devem estar cientes que todo produto possui garantia, seja ele da promoção ou não e, se houver informação que o produto da promoção não possui garantia, a prática é considerada abusiva.

Conforme o Código de Defesa do Consumidor, O artigo 26 define que o consumidor tem até 30 dias para reclamar de vícios aparentes ou de fácil constatação em produtos ou serviços não duráveis. O período de tempo é maior no caso dos duráveis: 90 dias.

Em caso de persistências de dúvidas, ou denúncias a serem realizadas, o consumidor pode encontrar em contato com o Procon de Tubarão através do telefone (48) 3621-9818, no e-mail: procon@tubarao.sc.gov.br e no APP Facilita Tubarão, disponível nas lojas virtuais Google Play e App Store (clique aqui para baixar).

Notícias Relacionadas

Pescadores capturam mais de 780 mil tainhas na modalidade arrasto de praia

Corpo de homem é encontrado boiando em rio em Treze de Maio

Apesar de esforços, morre baleia encalhada em Jaguaruna

Homem leva tiros nas costas após confusão intensa ao sair de casa noturna em Turvo

Confusão provoca uma tentativa de homicídio em Turvo e deixa homem ferido com balas nas costas