Geral

Projeto ‘Arte e Vida PositHIVa’ de Içara é destaque estadual

O projeto é desenvolvido pelo governo municipal, por meio do SAE e atende portadores do vírus HIV

Para elevar a qualidade de vida de portadores do vírus HIV de Içara a secretaria de Saúde, por meio do Sistema de Atendimento Especializado (SAE) e Programa Municipal DST/HIV/AIDS, desenvolve, há quatro anos, o projeto ‘Arte e Vida PositHIVa’. A proposta tem por objetivo gerar renda, através dos trabalhos desenvolvidos em oficinas de artesanato, e ainda funciona com terapia ocupacional.

Nas reuniões que acontecem semanalmente os participantes têm aula de crochê, tricô, bordado, pintura, tapeçaria no tear além de outros trabalhos manuais. “Estamos conquistando ótimos resultados, pois além da renda alcançada com a comercialização dos produtos a auto estima destes participantes também melhorou muito, o que consequentemente atinge o objetivo principal de elevar a qualidade de vida dessas pessoas”, ressaltou a coordenadora do Programa, Samira Abdenur.

O artesanato confeccionado é comercializado em eventos no município como seminários sobre drogas e doenças sexualmente transmissíveis. Segundo a coordenadora o grupo já tem um caixa próprio. As aulas de artesanato são dadas pela professora voluntária Monica Back.

Os resultados alcançados com o projeto ‘Arte e Vida PositHIVa’ renderam uma página no Boletim Informativo do estado ‘Nós Podemos Santa Catarina’ como Projeto em Destaque. “O trabalho do Governo de Içara, foi mencionado à equipe do informativo que nos procurou pedindo informações. Encaminhamos o material que, para nossa felicidade e de todo o grupo, foi escolhido”, comemorou Samira acrescentando que o suporte dado pelo governo municipal e pela secretaria de Saúde são fundamentais para o sucesso da proposta.

Alexandra Cavaler/Assessoria de Comunicação PMI