Geral

Projeto de centralização do Samu é apresentado

Foto: Divulgação/Notisul

Foto: Divulgação/Notisul

O projeto de centralização da central de regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Santa Catarina foi apresentado no 61º Encontro de Secretários de Saúde de Santa Catarina, nessa sexta-feira, em Laguna. Nas próximas semanas, o governo do estado deve ouvir as opiniões dos representantes das oito centrais regionais do Samu.

Foram mostrados tabelas e números para justificar a mudança. De acordo com o secretário de estado da saúde, João Paulo Kleinubing, para efetivar a centralização ocorreria o fechamento de oito centrais de atendimentos telefônicos de emergência do Samu espalhados em diferentes regiões do estado. Com o novo projeto, segundo o secretário, um atendente da capital vai receber a emergência e passar o comando para a equipe médica da cidade de onde a pessoa ligou.

Com a proposta apresentada, o governo agora ouvirá os representantes das oito centrais regionais. A expectativa é que nas próximas semanas o novo modelo seja aperfeiçoado para então a central única ser colocada em prática.

Para o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina (Cosems), Sidnei Belle, antes de pensar na centralização, o governo deveria analisar o Samu como um todo. “Discutir principalmente a gestão do Samu, melhor qualificação dos profissionais que atuam e aperfeiçoar as regulações hoje existentes, que estão implantadas em todas as regiões”.

Ele também afirmou que é preciso falar sobre o financiamento do serviço. “O recurso é insuficiente e muitos municípios, muitos prefeitos já sinalizaram a paralisação dessas ambulâncias se não houver uma contrapartida do governo estadual ou federal nesse sentido”.

Manifestação

Os funcionários do Samu de Criciúma se reunirão na praça Nereu Ramos e no Parque das Nações, neste sábado, para protestar contra a centralização do atendimento telefônico das emergências médicas em Florianópolis. Os manifestantes buscarão coletar assinaturas da população e enviá-las para o Ministério Público. Durante o dia, também serão entregues panfletos para explicar a situação. Eles estarão na praça Nereu Ramos a partir das 8h30min.

MP abre inquérito

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) instaurou nesta semana um inquérito para investigar o projeto de centralização. De acordo com a 33ª Promotoria de Justiça, um ofício foi encaminhado na quarta-feira para a Gerência de Regulação do Samu. O documento pede mais informações sobre a proposta. Segundo a promotoria, nesta sexta-feira, ainda não havia confirmação do recebimento.

Com informações do Jornal Notisul