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Projeto de Fortalecimento do Turismo da Baleia Franca será lançado na Praia do Rosa

Sebrae, Governo do Estado e prefeituras do Litoral Sul vão assinar contrato de parceria para início dos trabalhos

A Praia do Rosa, em Imbituba, vai sediar a solenidade oficial de lançamento do Projeto de Fortalecimento do Turismo de Observação da Baleia Franca, de iniciativa do Sebrae/SC. O evento acontece no dia 8 de agosto, às 15 horas, na Pousada Verde by Neco, com assinatura de contrato de parceria entre a entidade, o Governo do Estado de SC e prefeituras do Litoral Sul catarinense.

A solenidade vai contar com a presença do vice-governador Eduardo Pinho Moreira, de secretários de Estado, direção do Sebrae/SC e Regional Sul, além dos prefeitos de Garopaba, Imbituba e Laguna, municípios que serão contemplados na primeira etapa do projeto. “O objetivo é posicionar a Área de Proteção Ambiental – APA da Baleia Franca como destino turístico de excelência no segmento de ecoturismo e, com isso, fomentar os pequenos negócios que a atividade proporciona”, explica o coordenador Regional Sul do Sebrae, Murilo Emanuel Gelosa.

Aos presentes, será apresentada uma prévia do diagnóstico da situação turística atual dos municípios abrangidos pelo projeto. A consultora do Sebrae Nacional, Tânia Maria Brizolla, será a responsável pela explanação. “A viabilidade do projeto é real, afinal o avistamento de baleias já atrai grande público para as praias do Litoral Sul”, comemora.

Resultados em médio prazo

O projeto prevê a organização de visitas técnicas aos três primeiros municípios beneficiados para o desenvolvimento de ações efetivas entre agosto e outubro, mas a expectativa do Sebrae/SC é beneficiar, nos próximos três anos, 300 empreendedores que atuam na APA da Baleia Franca, que compreende os municípios entre Paulo Lopes, na região de Florianópolis, e Balneário Rincão, no Sul catarinense.

Na primeira etapa, 30 pequenas empresas dos municípios de Garopaba, Imbituba e Laguna vão receber capacitação sobre gestão financeira, recursos humanos, planejamento em marketing, entre outros temas. O objetivo é garantir a ampliação da receita em 20%. Já a sustentabilidade do negócio e a satisfação dos turistas deverá alcançar o índice de 80%.

Recursos garantidos

O Sebrae Nacional garantiu R$ 2,4 milhões para o projeto. A contrapartida estadual será de R$ 445 mil. “É um valor muito pequeno para um projeto tão importante. Já assinei a autorização e nesse evento vamos liberar a contrapartida”, garante o vice-governador Eduardo Pinho Moreira.

Colaboração: Douglas Nazario / Nazario & Bortot Comunicação

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