Economia

Projeto é lançado para fortalecer turismo de observação de baleias

Na 1ª etapa, projeto contempla as cidades de Laguna, Imbituba e Garopaba

Foto: Paulo Flores/CMA/ICMBio

Foto: Paulo Flores/CMA/ICMBio

A presença das baleias franca no litoral catarinense encanta moradores e turistas. O Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), em parceria com o governo de Santa Catarina, lançou neste sábado (8) um projeto que tem como objetivo fortalecer o turismo de observação destes animais no Litoral Sul do estado.

A expectativa é que ações sejam desenvolvidas e posicionem a Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca como um importante destino no ecoturismo. Na primeira etapa, o projeto contempla as cidades de Laguna, Imbituba e Garopaba.

O Sebrae garantiu R$ 2,4 milhões para o projeto e o governo estadual, R$ 445 mil. O projeto irá fazer um diagnóstico da região e preparar empresários e comunidade para aproveitarem melhor o potencial turístico, e de forma sustentável.

“O objetivo é posicionar a APA da Baleia Franca como destino turístico de excelência no segmento de ecoturismo e, com isso, fomentar os pequenos negócios que a atividade proporciona”, explica o coordenador Regional Sul do Sebrae, Murilo Gelosa.

O projeto prevê a organização de visitas técnicas aos três primeiros municípios beneficiados para o desenvolvimento de ações efetivas entre agosto e outubro. Porém, a expectativa é que nos três primeiros anos ao menos 300 empreendedores que atuam na APA, que compreende os municípios entre Paulo Lopes, na região da Grande Florianópolis, e Balneário Rincão, no Sul, sejam beneficiados.

A equipe que monitora a APA aposta no benefício de iniciativas como esta para a região e reforça que o turismo é um importante aliado na preservação ambiental.

“Quando você traz essas pessoas, elas percebem que estes lugares são importantes para conservar. A gente é parte da biodiversidade, e a gente tem que ser parte da conservação”, afirma Cécil Barros, chefe da APA.

Com informações do site G1 SC