Geral

Projeto Içara Mais Doce é lançado

Foto: Andressa Fabris

Foto: Andressa Fabris

A parceria entre Associação de Apicultores de Içara, Associação Empresarial de Içara (ACII), Empresas Rio Deserto e Rádio Difusora contribuirá para o aumento da produção de mel em Içara. É que entidades e empresas voltaram a colocar em prática o projeto Içara Mais Doce, com a doação de 100 mil mudas de eucalípto melífero. O lançamento ocorreu nesta sexta (18), durante o 1º Simpósio Nacional de Apicultura Orgânica.

"O Içara Mais Doce já foi realizado pelas Empresas Rio Deserto e pedimos que a empresa voltasse com o projeto porque é importante para o desenvolvimento da apicultura e também é uma ação de responsabilidade social", afirma o presidente da ACII, Joi Luiz Daniel. O presidente da Associação dos Apicultores de Içara, Agenor Castagna, reconhece a importância do projeto. "Queremos que ele continue e distribua um milhão de mudas. Queremos também que o projeto se estenda a outros municípios",
fala Castagna.

De 2005 a 2010, as Empresas Rio Deserto já distribuíram quase um milhão de mudas gratuitamente a agricultores de Içara. As espécies de eucalípto são selecionadas para atender tantos as necessidades dos agricultores quanto dos apicultores. Em seus primeiros cinco anos, o Içara Mais Doce beneficiou mais de 300 agricultores. "Foi um projeto que trouxe muitos resultados e estamos muito felizes por retomá-lo", disse Edvaldo Apolinário, das Empresas Rio Deserto.

Para participar do projeto os proprietários de terrenos rurais devem se cadastrar junto à Associação de Apicultores. Posteriormente, a entidade verificará qual o tamanho da propriedade e qual a necessidade de cada produtor para definir o número de mudas a serem doadas. Por fim, será realizada a distribuição das mudas.

Colaboração: Andressa Fabris