Educação

Projeto interdisciplinar do Colégio Satc visa promoção da saúde e qualidade de vida no ambiente escolar

Disciplinas das turmas do 1º ano do Ensino Médio irão ao longo do ano trabalhar conteúdos pedagógicos que promovem hábitos saudáveis e o cuidado com o meio ambiente, fazendo uma conexão com os ODS

Divulgação

Falar sobre bem-estar em determinada fase da vida pode parecer algo distante, ainda mais para os adolescentes que estão no período do Ensino Médio, vivenciando diferentes experiências a todo momento. Mesmo com a grande quantidade de informações que se recebe todos os dias, fica difícil entender o que de fato é bom para a saúde, qual alimento é importante para cada situação. Para ajudar a compreender melhor essa temática e contribuir com o melhoramento de hábitos, que foi lançado o projeto interdisciplinar anual dos 1ºs anos do Ensino Médio do Colégio Satc, com o objetivo e promover a saúde e qualidade dos alunos no ambiente escolar.

Com a aplicação de conteúdos pedagógicos, as disciplinas da formação geral básica irão promover hábitos saudáveis a partir das matérias do dia a dia, além de salientar o cuidado com o meio ambiente, conectando os assuntos do projeto com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). “Os professores irão tratar das temáticas que envolvem o bem-estar com a disciplina que eles lecionam aos alunos, um exemplo seria as mudanças biológicas do corpo, ou os elementos químicos dos alimentos. Despertando e conscientizando os nossos jovens sobre a importância da qualidade de vida em todas as fases da vida”, destaca a coordenadora do Ensino Médio do Colégio, Adriana Just.

A proposta nomeada de ‘Minha saúde e qualidade de vida: Vivendo o presente de olho no futuro’ representa a mensagem que a instituição quer agregar aos jovens de forma transversal e contínua. “Para os alunos as temáticas precisam fazer sentido, fazer parte do cotidiano e com isso, trazemos nos estudos de português, química, biologia, com ensinamentos teóricos e práticos que de fato contribuam com a vida deles e seja percebido pelos estudantes”, pontua a coordenadora.

O lançamento da iniciativa contou com a presença da ex-aluno do Colégio e Nutricionista, Natália Gava, que bateu um papo com as turmas sobre os benefícios de uma alimentação balanceada. “Iremos promover outros momentos sobre a temática, como uma feira de produtos naturais, receitas nutritivas aprendidas em aula e posteriormente realizada pelos estudantes”, informa Adriana.

Para trazer ainda mais atenção aos conteúdos abordados, os professores irão trabalhar três ODS que convergem com a proposta interdisciplinar. Serão aplicados os ensinos do ODS 3 – Saúde e Bem-Estar: assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos, em todas as idades, o ODS 4 – Educação de Qualidade: assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. E por fim, o ODS 12 que fala sobre o Consumo e Produção Responsáveis: Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.

Notícias Relacionadas

Expresso Belluno – Maria fumaça volta a operar em Criciúma neste domingo

Os bilhetes custam R$59,00 para crianças entre seis e onze anos e R$119,00 a partir de doze anos, crianças até cinco anos viajando no colo são cortesia

Nível do Guaíba baixa 15 centímetros em 24h, mas água segue tomando ruas de Porto Alegre

Lago estava com 5,12 metros às 06h; é o menor patamar desde sábado (4)

Nova equipe de militares de SC é enviada para o Rio Grande do Sul

Junto com os policiais militares serão enviadas cinco caminhonetes 4x4, quatro embarcações e dois caminhões

Startup SC: cinco selecionadas são do Colearning Satc

Incubadas se destacaram diante de mais de 400 empresas que se inscreveram no programa