Geral

Projeto Protetor Ambiental é adotado em Capivari de Baixo

Projeto Protetor Ambiental é adotado em Capivari de Baixo

Foto: Divulgação

Trinta crianças e adolescentes da rede municipal de ensino de Capivari de Baixo irão iniciar uma experiência inédita: é o período probatório, que se estenderá até 20 de agosto, para ingresso no projeto Protetor Ambiental. O início está previsto para o próximo dia 13.

Neste dia, eles iniciarão o período probatório para ingresso no projeto Protetor Ambiental. Os que forem aprovados formarão a 1ª turma no município e terão a primeira aula no dia 22.

Os estudantes receberão o material didático, que, além da temática do meio ambiente, terá matérias que tratam de ética, disciplina, civilidade, respeito, hierarquia, entre outras. Uniforme e calçados também já estão sendo providenciados.

As atividades com esta turma se estenderão até dezembro, com aulas nas terças e quintas-feiras à tarde, portanto, no contraturno da escola. O programa tem como objetivo contribuir na formação da cidadania dos jovens, através da abordagem de questões relevantes para o seu desenvolvimento em uma sociedade plural, norteada pela sustentabilidade e pela busca de uma melhor qualidade de vida.

Os 30 alunos foram escolhidos através de um teste escrito aplicado para os 100 estudantes da rede municipal que demonstraram interesse em participar. Os alunos da rede estadual de ensino deverão ser contemplados a partir da próxima turma, assim que a Gerência Regional de Educação – Gered autorizar a participação das escolas estaduais no município no projeto.

“O foco central é o meio ambiente, mas pela experiência que temos com o Protetor Ambiental em Laguna sabemos que acabamos intervindo em várias outras questões, como violência familiar, drogas e outros problemas do relacionamento humano. Mas não tenho dúvida que esses 30 meninos e meninas sairão transformados ao final do projeto, e pessoas muito melhores”, assegura o sargento Carlos Roberto da Silva, idealizador do Protetor Ambiental e coordenador do projeto na 3ª Cia. de Polícia Militar Ambiental de Laguna.

Os envolvidos

Estão envolvidos no projeto a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Engie, Fucap, Associação Jorge Lacerda (Parque Encantos do Sul), Lions Club e Acicap, além da 3ª Cia. de Polícia Militar Ambiental de Laguna. As aulas acontecerão no Parque Ambiental Encantos do Sul. Além do sargento Carlos Alberto, os professores são voluntários. Entre eles, está confirmada a participação do promotor de justiça da comarca de Capivari Ernest Kurt Hammerschmidt, e da juíza da mesma comarca, Rachel Bressan Garcia Mateus.

Com informações do Jornal Diário do Sul

Notícias Relacionadas

Alunos de Morro da Fumaça participam de atividades recreativas do Sesc Móvel

Botos símbolo de Laguna correm risco de extinção

Pais protestam contra edital de matrícula em Içara

Renda das famílias como critério para conseguir vaga integral em creches de Içara incomoda população.

Horta escolar permite que alunos acompanhem todo processo de cultivo, em São Ludgero