Segurança

Projeto visa diminuir número de crimes nos bairros de Tubarão

O “Vizinho solidário” conta com o apoio daqueles que estão, literalmente, ao seu redor.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Um projeto tem trazido mais segurança aos bairros de Tubarão. “Vizinho solidário” foi implementado há um ano e traz a ideia dos próprios moradores manterem alerta para as residências ao seu redor e acionarem a polícia quando acharem necessário. O objetivo é o morador poder sair de casa com mais tranquilidade e um senso de segurança.

Um grupo de Whatsapp é utilizado para se comunicar e trocar informações. O projeto já ocorre em algumas cidades e tem sido notada diminuição nas taxas de furtos e roubos. O Conselho de Segurança – Conseg tem imprimido adesivos e divulgado telefones úteis para os participantes. O presidente do conselho, Jucemar Anselmo, explica “isso é para trazer mais formalidade ao projeto. O pessoal está se engajando bastante”.

Para manterem-se atualizados, há uma reunião mensal para discutir formas de prevenção. Conforme o site Notisul, cada rua tem um líder que realiza a representação e depois repassa o que é decidido. O projeto tem apoio da polícia, que destaca a importância de mesmo assim efetuar um boletim de ocorrência para que tenham uma chance de investigar e encontrar os autores.

O delegado da Divisão de Combate a Furtos e Roubos de Tubarão, Danilo Bessa Brilhante, alerta para os perigos das redes sociais. Ao postar uma foto ou publicação com a informação sobre seu paradeiro, os possíveis assaltantes podem saber a hora certa para praticar o crime.