Política

Protestos contra o governo estão marcados para 30 cidades de SC

Foto: Felipe Carneiro / Agênica RBS

Foto: Felipe Carneiro / Agênica RBS

Um ano após os primeiros grandes protestos contra o governo Dilma Rousseff (PT), manifestantes voltam às ruas das principais cidades catarinenses neste domingo para pedir o impeachment da presidente. Em Santa Catarina, a previsão é de que os atos ocorram em 30 cidades.

As maiores aglomerações estão previstas em Florianópolis, Joinville e Blumenau, porém, até mesmo pequenas cidades como Taió, com menos de 20 mil habitantes no Vale do Itajaí, reunirão manifestantes.

De acordo com os organizadores do movimento, a mobilização de pessoas é uma das diferenças entre os atos deste domingo e os três maiores protestos realizados no ano passado. Segundo o site ClicRBS, em março de 2015, foram 30 mil pessoas em Florianópolis, número que caiu para 26 mil em agosto e menos de mil em dezembro.

Alas do PMDB articulam moções pelo rompimento com Dilma  

A expectativa de Alexandre Paiva, que integra o Movimento Brasil Livre – MBL, é de que o público ultrapasse as 50 mil pessoas neste fim de semana. Ele credita esse possível aumento da participação ao maior tempo de preparação — a data foi escolhida ainda no fim do ano passado —, à participação de um número maior de entidades – como a Federação das Indústrias de SC – Fiesc, Associação Comercial e Industrial de Florianópolis – Acif, Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina – Facisc e Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina – FCDL e ao noticiário político das últimas semanas ligado à Operação Lava-Jato e ao ex-presidente Lula.

"O impeachment nunca esteve tão próximo. As pessoas desanimam quando protestam e nada acontece. Desta vez vai ser diferente. Todo mundo está acompanhando o que vem acontecendo", afirma Paiva.

Após denúncia, Planalto atua para blindar ex-presidente Lula  

Quem também estará presente na Avenida Beira-Mar na tarde de domingo será Dilvo Tirloni, conselheiro e ex-presidente da Acif. Segundo o empresário, a situação crítica pelo qual vive o país, tanto política quanto financeiramente, motivou a presença de um grande número de entidades nos protestos Brasil afora.

"Antes, participávamos indiretamente. Agora é apoio total, inclusive com material de apoio e faixas. Chegamos a um limite, e o povo se conscientizou de que a crise tem nome e se chama Dilma", afirma Tirloni.

Polícia espera ato pacífico

Reuniões entre organizadores e a Polícia Militar foram realizadas ao longo das últimas semanas para detalhar o esquema de segurança e o trajeto a ser percorrido pelos manifestantes neste domingo na Capital. De acordo com o tenente-coronel Marcelo Ponte, comandante do 4o Batalhão da Polícia Militar, a expectativa é de um ato pacífico – a exemplo dos realizados em 2015. Serão cerca de 70 agentes escalados para acompanhar a passeata. A PM aguarda pelo menos 30 mil pessoas no ato de Florianópolis.

"A maioria dos policiais deve ficar no fechamento das ruas, até porque temos um outro grande evento, que é a Procissão do Senhor dos Passos", diz Pontes.

A agenda de manifestações pelo Estado

Barra Velha – 9h – Av. Santa Catarina

Blumenau – 16h – Prefeitura

Brusque – 16h – Parque da Ferraneco

Campo Alegre – Caravana para São Bento do Sul

Canoinhas – 10h – Igreja Matriz Cristo Rei

Caçador – 15h – Parque Central

Concórdia – 15h – R. Coberta

Criciúma – 15h – Parque das Nações

Curitibanos – 9h30 – Praça da Republica

Florianópolis – 16h – TICEN (Terminal de Integração do Centro)

Fraiburgo – 10h – Praça Maria Frey

Gaspar – 10h – Escadaria da Igreja Matriz de Sao Pedro

Itaiópolis – 16h – Praça Brasil

Itajaí – 14h30 – Prefeitura

Itapema – 15h – Praça da Paz (Centro)

Itapoá – 14h – Pátio do Brasão

Jaraguá do Sul – 15h – Praça Ângelo Piazeira

Joinville – 16h – Praça da Bandeira

Lages – 10h – Estátua Correia Pinto

Mafra – 16h – Praça do Alto de Mafra

Navegantes – 14h – Em Frente ao Ferry Boat

Papanduva – 14h – Caravana para Mafra (Praça José Guimarães Ribas)

Porto Belo – 14h – Praça da Bandeira

Porto União – 15h – Praça Hercílio Luz

Rio Negrinho – Caravana para São Bento do Sul

Rio do Sul – 16h – Parque Harry Hobus

Rio dos Cedros – 15h – Igreja Matriz – Caravana para Timbó

São Bento do Sul – 15h30 – Praça Getúlio Vargas (Igreja Matriz)

Taió – 16h – Sociedade Esportiva e Recreativa União

Tijucas – 15h – Concha Acústica

Timbó – 16h – Prefeitura

Tubarão – 17h – Praça Central