O Pensar Político – Conexão Capital

PSD dividido

Coluna: PSD dividido

Foto: Divulgação

Gelson Merisio (PSD) ao tentar viabilizar sua candidatura ao governo do Estado recebeu o apoio do PSB e de expressivas lideranças do PP, mas parece que não completou o dever de casa.

O candidato do PSD não conseguiu arrancar o apoio oficial do governador Raimundo Colombo (PSD) e viu nos últimos meses uma reengenharia política ressuscitar a figura do ex-deputado Júlio Garcia e emergir com força a pré-candidatura do deputado João Rodrigues (PSD).

Entre os progressistas a leitura é de que a nova reengenharia é uma forma de esvaziar o projeto de Merísio, gerar incertezas no tabuleiro político e devolver o PSD para o PMDB.

2014

Em 2014 tudo caminhava para uma coligação entre PSD, PMDB e PP. O PMDB reagiu e o PP foi expurgado do projeto. Coube a Joares Ponticelli (PP), atual prefeito de Tubarão, ser vice de Paulo Bauer (PSDB). PSDB, PP e PSB juntos não provocaram um segundo turno. Assim como Ângela Amin (PP) e Manoel Dias (PDT) em 2010 também não chegaram ao segundo turno.

Operação de Risco

Segundo especulações o governador Raimundo Colombo não quer correr o risco de disputar uma vaga ao senado ao lado de Esperidião Amin (PP). O sentimento é de que os dois dividem votos. Em 2002, Paulinho Bornhausen, do então PFL, e Hugo Biehl do PP, foram suplantados por Ideli Salvati do PT e Leonel Pavan do PSDB.

Vale

Lideranças dos municípios do vale do Rio Braço do Norte sentiram-se órfãos com a nomeação do deputado José Nei Ascari (PSD) ao tribunal de contas do Estado de Santa Catarina.

Família na Estrada

Enquanto Esperidião Amin lidera todas as pesquisas ao governo, o deputado estadual João Amin (PP), circula nas diversas regiões do estado com o seminário “Qualificação de Lideranças Municipais”, entre os palestrantes, a ex-prefeita de Florianópolis Ângela Amin.

Conexão Capital

Eleitores de esquerda aguardam uma candidatura alternativa que pode vir pelo PSOL. Uma proposta de renovação para enfrentar os nomes já conhecidos na praça.

Notícias Relacionadas

Inspirações para o ano novo

Bauer, Amin e Kleinübing

A baixa qualidade da educação brasileira

A professora e colunista Ana Maria Dalsasso questiona os pais sobre a qualidade da educação nas escolas públicas do país. E você, está satisfeito?

O poder da mídia

A professora e colunista Ana Maria Dalsasso avalia a relação da mídia atual com a divulgação de informações sobre o novo tipo de gripe, o H3N2, à população.