Geral

Quando o ‘calorão’ deve amenizar em Santa Catarina? Defesa Civil emite alerta para temporais

O calorão ainda deve marcar presença em Santa Catarina, mas conforme a Defesa Civil, essa condição é premissa para ocorrência de novos temporais e chuva intensa

Foto: Montagem/Divulgação/ND

A terça-feira (19), inicia com predomínio de sol e poucas nuvens em todas as regiões do Estado. Essa condição, conforme a Defesa Civil, dá os ingredientes necessários para que as temperaturas se elevem e o “calorão” deva tomar conta rapidamente em Santa Catarina.

Além disso, esse fator também pode contribuir para a ocorrência de temporais isolados a partir da tarde entre o Oeste, os Planaltos e o Litoral Sul do Estado.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

O risco é baixo a moderado para ocorrências como alagamentos pontuais, destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores. Nas demais áreas há chance de chuvas isoladas e passageiras, segundo a Defesa Civil.

As temperaturas seguem acima dos 30°C em boa parte do Estado, especialmente no Grande Oeste e Litoral Sul, onde as máximas ficam na casa dos 33°C.

Calorão provocou chuvas em Santa Catarina

O cenário desta manhã é bem diferente do acompanhado nesta noite em algumas cidades de Santa Catarina. Conforme um levantamento elaborado pela Defesa Civil alguns municípios do Estado receberam volumes considerados de chuvas nas últimas 6 horas.

Destaque para a cidade de Ponte Serrada, no Oeste catarinense. Nas últimas 6 horas, o município acumulou cerca de 72,6 mm de chuvas.

Quarta-feira com possibilidade de chuva intensa no Grande Oeste catarinense

Na quarta-feira (20) a instabilidade diminui na maior parte do Estado, mas ainda há chance de pancadas de chuva e temporais isolados com chuva intensa no Extremo-Oeste e Oeste catarinense.

Nessas áreas o calorão segue predominando, com máximas entre 30°C e 33°C. No restante do Estado a nebulosidade varia e as temperaturas sobem um pouco menos em comparação aos dias anteriores, com máximas entre 26°C e 29°C.

Temperaturas mais baixas no amanhecer desta quinta-feira em todo o Estado

O tempo, na quinta-feira (21), mantém a condição para pancadas de chuva e temporais isolados no Oeste e Extremo-Oeste do Estado, ainda com risco baixo para ocorrências associadas. Nas demais áreas, uma alta pressão atmosférica mantém o tempo firme, com predomínio de sol.

O dia amanhece com temperaturas mais baixas em comparação aos dias anteriores, especialmente nas áreas serranas, onde as mínimas ficam entre 10°C e 14°C. Já à tarde as temperaturas continuam altas, ultrapassando os 30°C na maioria das áreas.

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

Chuvas voltam a assolar o Estado na sexta-feira

Entre a sexta-feira (22) e o sábado (23), a intensificação de uma baixa pressão deixa as chuvas mais abrangentes no Estado, retornando as condições para temporais com chuva intensa na maioria das áreas.

O calor volta a se intensificar, especialmente no sábado, quando as máximas ultrapassam os 35°C no Oeste, Vale do Itajaí e Norte catarinense.

Com informações do ND+

Notícias Relacionadas

Defesa Civil de Criciúma realiza abertura da Operação Primavera e do Curso de Agente Voluntário nesta terça-feira

Evento inicia às 19h, no plenário da Amrec. Operação visa executar atividades de prevenção no município

Coordenador da Defesa Civil conhece ações do Plano de Contingências da Assistência Social de Lauro Müller

O Coordenador pode acompanhar os trabalhos de organização dos alimentos e kits de higiene que a secretaria está montando para distribuição a famílias e idosos em situação de vulnerabilidade social.

Postos da Polícia Rodoviária mantém interdição da Serra e alegam não ter recebido comunicação oficial

Lideranças municipais de Lauro Müller e Bom Jardim da Serra foram informados na manhã desta sexta-feira (01), da liberação do tráfego de caminhões até 15 toneladas na SC-390, trecho da Serra do Rio do Rastro.

Defesa Civil mantem alerta para riscos de alagamentos e deslizamentos

Residências de Imbituba registraram problemas. A principal recomendação de precaução é para que as pessoas evitem contato com a água em locais inundados.