Geral

R$128 mil são destinados para castrações de cães e gatos em Laguna

O Urbanismo desenvolverá um projeto de reforma das partes mais desgastadas, enquanto a Funat cuidará da parte de limpeza, poda de árvores, tudo sempre do que for legalmente permitido.

Foto: Divulgação

Mais saúde para os animais e tranquilidade para a população. O Governo Municipal anunciou o repasse de R$128 mil para o programa de esterilização de cães e gatos em situação de rua.
A medida, que há muito vem sendo reivindicada pelos lagunenses, foi divulgada nesta quinta-feira (11), pela Secretaria de Pesca e Agricultura, através da abertura de licitação para contratação de empresas especializadas em atividades veterinárias.

Para a secretária da pasta, Patrícia Paulino, o recurso é uma conquista para todos do município. “Este repasse para o programa de controle populacional de animais de rua não poderia ter vindo em um melhor momento. Hoje, Laguna, apresenta uma crescente de 40% de animais abandonados, e, por consequência, o aumento no número de filhotes de cachorros e gatos em situação de rua”, explica.

De acordo com a pasta, todo o processo de seleção das clínicas veterinárias e a escolha dos cães e gatos a serem esterilizados serão realizados pela Gerência de Bem Estar Animal, setor que compete à Secretaria de Pesca e Agricultura. O projeto prevê realizar em média 65 castrações ao mês entre cães e gatos.

A gerente do Bem Estar Animal, a médica veterinária Claudia Regina Carvalho Pereira, explica como será realizada a escolha dos animais a serem castrados. “Queremos ajudar a todos, principalmente aos protetores que já cuidam e recolhem cães e gatos abandonados, estaremos em contato com eles para que os animais sob proteção entrem no programa. Nossa equipe também irá realizar o recolhimento dos animais de rua para encaminhar as clínicas veterinárias.”

Ainda de acordo com a gerência, uma cadela de rua não castrada pode gerar até 12 filhos a cada nove meses. Enquanto uma gata, pode gestar em até dois anos 144 gatos. As felinas entram no cio a cada dois meses, por isso, a prioridade será a castração de animais fêmeas. Cães machos serão castrados quando estes apresentarem mais agressividade, pois muitas vezes, a castração ajuda a aliviar este comportamento.

Castração é um ato de amor e de responsabilidade! Além de diminuir a superpopulação e o abandono, oferece outras vantagens sendo importante para os animais de rua e para os pets, confira:

  • Diminui drasticamente o risco de doenças nas vias uterinas, do câncer de mama, útero, próstata e testículos;
  • Elimina a Gravidez Psicológica, comum em algumas fêmeas após o término do cio, o que ocasiona aumento das mamas (muitas vezes com edema), a produção de leite e irritabilidade excessiva;
  • Elimina o risco do câncer dos órgão genitais;
  • Diminui o risco das fugas e brigas, que podem acarretar acidentes graves e até fatais;
  • Acaba com os latidos, uivos e miados excessivos que ocorrem por ocasião do cio;
  • Diminuiu o hábito dos gatos de urinar em paredes e móveis para marcar território. A urina também perde o odor forte e desagradável.

Com informações do site HC Notícias

Notícias Relacionadas

Prefeitura de Jacinto Machado abre inscrições gratuitas para castração de cães e gatos

A ação surgiu após a parceria da Administração Municipal com a Associação de Proteção aos Animais É o Bicho e apoio do Instituto SOS Bicho Urbano. A ação está marcada para os dias 14 e 15 de setembro, no ginásio de esportes de Jacinto Machado.

Em um ano, o Núcleo de Bem-Estar Animal já realizou mais de quatro mil castrações em Criciúma

Espaço tem 951 castrações agendadas até o mês de agosto. Além disso, o núcleo já realizou 40 atendimentos de baixa complexidade de abril até agora

Lei aumenta pena para maus-tratos a cães e gatos

Condenação pode chegar a cinco 5 anos de prisão.

Casos de abandono e maus-tratos de animais crescem em Orleans

Voluntárias buscam ajuda financeira para dar continuidade ao trabalho de proteção.