Esporte

Rafting no Rio Braço do Norte recebe turistas de outros países

Praticantes do esporte aproveitaram o evento para protestar contra a construção de hidrelétricas no Rio Braço do Norte

Aconteceu neste final de semana (sábado e domingo), em Santa Rosa de Lima, o 4º Festival de Rafting, tradicional evento da região, que tem como objetivo proporcionar através do esporte conhecido como trekking das águas, grandes momentos de descontração e adrenalina. Nem o frio e nem a chuva impossibilitaram que participantes de diversos estados e países viessem a Santa Catarina, conhecer de perto as belas paisagens que possui.

Coordenado por Eleazar Garbelotto, o popular Keko, o evento proporcionou um grande momento de encanto e beleza com as águas do Rio Braço do Norte, pelo menos nas partes ainda não “afetadas pelo homem” devido à construção da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) que está prestes a iniciar o funcionamento naquela região. Adeptos do esporte e amantes da natureza, já se preocupam com a possibilidade de a prática nas corredeiras em botes infláveis e caiaques possa ir por “água abaixo”.

Com o apoio e participação do “Movimento a Favor do Rio Braço do Norte”, o evento serviu para uma reflexão sobre a atual situação do rio, onde já se percebe boa parte do meio ambiente desmatada devido a construção da hidrelétrica. Para os esportistas é nítida a importância da energia para o desenvolvimento de um país, mas é necessário respeitar a vocação da região que possui um verdadeiro paraíso natural, gerando turismo, lazer e renda a muitas outras famílias.

De acordo com Geoffrey Steeves, norte-americano e um dos participantes, é preciso encontrar novas possibilidades para que a população mantenha o Rio Braço do Norte "vivo". Steeves declarou, que com 14 anos de experiência em canoagem, praticados em mais de vinte estados dos EUA e outros sete países, o Rio Braço do Norte é um dos melhores e mais belos que já conheceu. Citando como exemplo, o Rio das Antas, no Rio Grande do Sul, onde usuários como operadores de rafting, agências de turismo, pescadores e outros usuários firmaram um acordo com a empresa de energia, onde foi possível manter alguns dias do mês livres para os usuários. Steeves está torcendo muito para que a história do Rio Braço do Norte, tenha também seu final feliz, onde a beleza e a magia do rio possam continuar proporcionando a muitos outros turistas do país e do mundo, a emoção que sentiu quando visitou o rio pela primeira vez.

Se você deseja conhecer um pedacinho da beleza que o Rio Braço do Norte possui, não perca a oportunidade. O roteiro inclui: equipamentos de segurança, embarcações, condutores especializados, transporte local e roupa térmica. Não esqueça de ir preparado com uma muda de roupas para molhar, calçado fechado para molhar, kit banho e muita disposição de remar. Contato e maiores informações com Eleazar Garbelotto, (Keko) pelo telefone (48) 99724417.

Colaboração: Tati Alves

[soliloquy id=”37360″]