Saúde

Residentes do HSJosé são aprovados no exame da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia

Foto: Katia Farias / Comunicação Hospital São José

Foto: Katia Farias / Comunicação Hospital São José

Médicos formados este ano na residência em Ortopedia e Traumatologia no HSJosé, de Criciúma, foram aprovados no Exame da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – SBOT, realizado na última semana.

A prova aconteceu em Campinas/SP e contou com 840 candidatos inscritos. Entre os aprovados, três médicos residentes do HSJosé; Leonardo Dore Figueiredo, Murilo Romancine Daleffe e Leandro Moura de Oliveira Bielohobek.

De todas as especialidades médicas, o exame da SBOT é considerado o teste mais completo e minucioso. A avaliação realizada pela sociedade já é referência mundial. “Para nosso grupo que organiza e conduz o serviço no hospital São José, a aprovação dos três residentes nesta prova, confirma a qualidade do serviço de ensino, o compromisso de cada preceptor e dos colaboradores em melhorar a cada dia o atendimento à população e também a formação destes novos especialistas. Sem dúvida alguma, este selo de qualidade confirma o nível de excelência dos profissionais que compõe o serviço de ortopedia e traumatologia do hospital São José. Em nosso serviço, temos subespecialistas em todas as áreas da ortopedia e traumatologia, como cirurgião de mão, coluna vertebral, ombro e cotovelo, quadril, joelho, pé e tornozelo e ortopedia pediátrica”, enfatiza Rodrigo Scheidt, coordenador do serviço de residência em ortopedia do HSJosé.

O exame foi dividido em duas fases, a primeira, já eliminatória; os residentes realizavam uma prova com 100 questões. Era preciso ter 50% de acertos na avaliação para seguir para segunda fase do processo. Na segunda etapa, os médicos tiveram avaliação oral com dois médicos preceptores. Em seguida, realizaram prova prática com maquetes e, por último, o exame físico, realizado em soldados.

“Tivemos uma prova de qualidade. Questões bem elaboradas. O conteúdo abordava as principais patologias que um ortopedista precisa dominar. Com a aprovação da SBOT, nós ortopedistas, temos acesso as atualizações em ensino e pesquisa, educação continuada, desenvolvimento cultural e defesa profissional. Um passo significativo para o especialista em ortopedia”, relata Murilo Romancini Daleffe, médico ortopedista; (residente no HSJosé).

Segundo o médico coordenador da Comissão de Residência Médica do HSJosé, o anestesiologista Eric Benedet Linegurguer, ter aprovação dos médicos residentes traz ainda mais qualidade ao Serviço de Residência médica do Hospital. “Toda Instituição precisa ter mais de 50% de aprovação dos residentes enviados para o teste. Caso não haja a aprovação, a instituição pode até perder a prerrogativa de disponibilizar o curso. Todo este esforço, significa que o hospital desenvolve um trabalho de qualidade e excelência”, declara Lineburguer.

Para os médicos ortopedistas do HSJosé, o exame da SBOT traz um “selo” de qualidade para o atendimento na Instituição, que dispõe de médicos aprovados nesta Sociedade; que com empenho e dedicação, comprovaram ter capacidade e conhecimento para atuar na área.

“Ver este resultado nos impulsiona a continuar ensinando. Todo trabalho é uma somatória de ensino e troca de experiências. Nesses três anos de residência; 14 ortopedistas se reúnem com os residentes todas as semanas, dando aulas, seminários, examinando e atendendo pacientes em conjunto, em uma enriquecedora troca de experiências, com uma atividade científica muito intensa”, descreve Dr. Jiovane Fuzer, chefe do serviço de ortopedia do HSJosé.

Colaboração: Katia Farias / Comunicação Hospital São José