Cultura

Reunião discute mudança de local do Arquivo Histórico Municipal de Criciúma

Grupos foram formados e irão vistoriar os possíveis imóveis para onde será levado o acervo

Foto: Bruna Borges / Diretoria Executiva de Comunicação de Criciúma

Foto: Bruna Borges / Diretoria Executiva de Comunicação de Criciúma

A futura e definitiva localização do Arquivo Histórico Municipal Pedro Milanez foi pauta de uma reunião na manhã desta quarta-feira (5), realizada no Centro Cultural Santos Guglielmi. Participaram da reunião o presidente da Fundação Cultural de Criciúma – FCC, Júlio Lopes, os membros da Comissão Especial do Arquivo Histórico, representantes dos cursos de História e Arquitetura da Unesc e demais profissionais técnicos da área. Após as considerações, foram formados três grupos que se comprometeram a vistoriar os possíveis imóveis para onde o acervo deverá ser levado.

Hoje, o arquivo histórico está funcionando junto à FCC, em uma sala térrea no prédio da antiga prefeitura, porém, um novo local mais amplo e com condições técnicas e climáticas mais adequadas deve receber o acervo. “Reunimos todos esses profissionais e especialistas no assunto para decidir a situação do arquivo histórico. Queremos achar a melhor solução para o acondicionamento do acervo, guardadas as nossas possibilidades”, comenta Lopes. O arquivo deslizante, que hoje funciona na Casa da Cultura, também será alocado neste novo espaço.

Uma nova reunião será realizada nas próximas semanas para apresentar os relatórios das vistorias feitas pelos grupos formados na reunião desta quarta.

Colaboração: Bruna Borges / Diretoria Executiva de Comunicação de Criciúma