Geral

Revitalização da orla do Mar Grosso está quase no fim

Conclusão é prevista para depois do Carnaval e já é cogitada a construção de quiosques para os vendedores ambulantes

Em fase de conclusão, a revitalização da orla do Mar Grosso deu um 'ar' diferente à paisagem do principal balneário de Laguna. Diversas modificações foram feitas no trecho de 2,55 quilômetros de extensão entre a Praia do Iró e os Molhes da Barra. Agora, falta finalizar os canteiros centrais e colocar os postes de energia, o que deve ocorrer após o Carnaval, adianta a arquiteta Ana Paula Fogaça, fiscal da obra.

O projeto inclui o plantio de palmeiras, ciclovia e melhorias no estacionamento, que tem capacidade para 804 vagas. O custo total foi de R$ 2.183.850,69. A obra iniciou em junho de 2011 e a conclusão era prevista para um ano, mas o prazo foi prorrogado para este mês.

O trânsito também foi adaptado para acompanhar as mudanças. Nas proximidades do posto guarda-vidas número 4, o calçadão oferece mais espaço aos ciclistas e pedestres. E quem trafega no sentido Molhes ao Iró utiliza a pista da direita. “Estamos trabalhando dentro do prazo legal e mantendo o curso do projeto criado pela gestão anterior. Em breve, tudo estará pronto e basta apenas apreciar”, destaca Ana Paula.

E, mesmo antes da finalização, já se pensa em ampliar o projeto. Segundo matéria do Notisul, quiosques devem ser construídos na beira-mar para abrigar os ambulantes que comercializam alimentos em trailers. Hoje, eles trabalham  provisoriamente na areia. “Não há nenhuma definição sobre isso. São apenas conversas. Vamos esperar para ver o que se pode fazer”, explica a arquiteta.