Educação

Revolução mexicana e o socialismo cubano em pauta na Unesc

Evento ocorre na Universidade de quarta a sexta (16 a 18/10)

A revolução mexicana, o socialismo cubano e o governo de Hugo Chaves estarão em pauta de quarta a sexta-feira (16 a 18/10) na Unesc. Os assuntos serão abordados durante a 13º Semana de Estudos Históricos, que tem como tema “América Latina no Século XXI”.

A abertura do evento ocorre na quarta, às 19 horas, no Miniauditório do Bloco P (sala 19). O assunto será “México contemporâneo: sua revolução e desdobramentos no século XX”, com o professor doutor da Unesp Carlos Alberto Sampaio Barbosa. Ele é autor dos livros “A Revolução Mexicana”, “A Fotografia a Serviço de Clio: uma interpretação da história visual da Revolução Mexicana (1900-1940)” e “20 de Novembro de 1910”.

O segundo dia de evento, na quinta, contará com a conferencia “A perspectiva do socialismo cubano para o século XXI”, com Hélio Doyle, no mesmo local e horário. A Semana encerra com a palestra “A Venezuela, o governo de Hugo Chaves e o sentido da revolução bolivariana”, com Nildo Ouriques, na sexta, às 14 horas.

O evento busca apresentar um balanço geral sobre a história política contemporânea da América Latina, refletindo sobre os caminhos do capitalismo, do socialismo e outras possibilidades. Ele é uma iniciativa dos cursos de História, Geografia e Sociologia, com apoio da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação), Centro Acadêmico de História, Setor de Arqueologia e Cedoc (Centro de Memória e Documentação da Unesc).

Confira a programação completa

[soliloquy id=”42970″]