Geral

Rio Capivari provoca novos alagamentos

Foto: Divulgação

No final da manhã desta sexta-feira (6), o dique que represava as águas acumuladas de Gravatal, Pouso Alto e arredores se rompeu, e agora este volume, que deságua no Rio Capivari que, por sua vez, segue para o Santo André e para o Rio Tubarão, e neste ponto, transbordou, deverá provocar novos alagamentos, após a água invadir as fazendas no lado de Tubarão, usadas como cultivo de arroz, cujos diques seguravam este excesso de água.

Nesta manhã, entretanto, a última ronda que fazia a proteção se rompeu, o que trará novos alagamentos em bairros como São Martinho, São Bernardo, Vila Esperança, Parque das Palmeiras e arredores.

Faz-se o alerta aos moradores destas regiões que procurem salvar seus pertences, elevando-os, e a si próprios, se dirigindo a lugares altos e seguros. A Defesa Civil já enviou equipes para a região para auxiliar aos habitantes neste processo, sempre ressaltando que, em caso de emergências, ligar para 193, 199, 153 ou 3621-9060. A expectativa da Defesa Civil é de que este alagamento dure algumas horas, pelo menos. “Não dá pra precisar o quanto as águas subiram nestes locais, mas esta elevação se dará de forma gradativa, sem a necessidade de pânico”, explicou o prefeito Joares Ponticelli.

A vazão do Rio Tubarão encontra-se em bom nível o que é uma notícia animadora em relação ao escoamento destas águas. “Não há muito o que se fazer, além de esperarmos a vazão, uma vez que estas águas são escoadas pelo Rio Capivari, não tem outra saída”, completou o prefeito.

RODOVIÁRIA

O Terminal Rodoviário de Tubarão informou, por meio de nota, que realizará ao longo desta sexta-feira (6) os serviços de limpeza necessários para a retomada dos trabalhos, o deve acontecer neste sábado (7).

Até lá, o embarque e o desembarque de passageiros acontece na BR-101, na altura do Feirão dos Calçados.

Notícias Relacionadas

Alagamentos e enchentes exigem ações para prevenção de doenças

Defesa Civil mantem alerta para riscos de alagamentos e deslizamentos

Residências de Imbituba registraram problemas. A principal recomendação de precaução é para que as pessoas evitem contato com a água em locais inundados.

Defesa Civil e Marinha alertam para chuvas, vento e alagamentos na região Litoral Sul

A Defesa Civil Regional de Tubarão confirmou que já há registro de alagamentos em várias cidades da região

Prejuízos preliminares ultrapassam R$ 2 milhões com enxurrada em Nova Veneza

Também três empresas, além de 28 unidades de comércio e serviços foram atingidas com o desastre.