Saúde

Rodrigo Hilbert apoia campanha Novembro Azul de Orleans

Foto: Divulgação / Rede Feminina de Combate ao Câncer de Orleans

Foto: Divulgação / Rede Feminina de Combate ao Câncer de Orleans

As voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Orleans contam com uma ajuda de peso na campanha Novembro Azul. O modelo, ator e apresentador Rodrigo Hilbert vestiu, literalmente, a camisa de conscientização sobre a prevenção do câncer de próstata. A ação foi lançada oficialmente com a elaboração de uma camiseta, cuja renda das vendas será utilizada para a realização dos trabalhos da entidade.

Conforme informações do site oficial da campanha, os exames consistem na dosagem sérica do PSA e no exame de toque retal, que são complementares, pois cerca de 20% dos casos não são detectados pelo PSA. Recomenda-se que homens a partir de 50 anos procurem anualmente um urologista para a realização dos exames preventivos. Entretanto, indivíduos dentro do grupo com mais chance de desenvolver a doença devem iniciar a prevenção a partir dos 45 anos. São eles: indivíduos com história familiar de câncer de próstata, da raça negra, sedentários e obesos.

"O câncer de próstata é o tumor mais frequente em homens. Hoje representa cerca de quatro em cada dez cânceres que atingem a população masculina brasileira com mais de 50 anos de idade. É também o 2º câncer em causas de morte no Brasil que atinge a população masculina brasileira com mais de 50 anos de idade. O objetivo da campanha Novembro Azul é alertar todos os homens sobre a importância em cuidar de sua saúde. Pois quando diagnosticado tardiamente, pode ser fatal", informou a presidente da Rede Feminina, Mirele Debiasi.

Camisetas personalizadas podem ser adquiridas na Rede Feminina, localizada anexa à Fundação Hospitalar Santa Otília, de segunda a sexta-feira, das 13h30min às 17h. As voluntárias também estão disponíveis através dos telefones: (48) 9926-4507 ou (48) 9109-0020. Às 19h30min do dia 30 de novembro, uma palestra sobre a campanha Novembro Azul será realizada no Centro de Vivência do Unibave.