Geral

Rotary Clube de Laguna completa 70 anos

O Rotary Clube de Laguna completará 70 anos no próximo dia 20. Segundo o presidente do clube lagunense, Robson Amandio dos Santos, uma semana de eventos para festejar a data movimentará a cidade. As festividades iniciam já na próxima terça-feira (19), onde uma missa será rezada na Igreja Matriz Santo Antônio dos Anjos, às 19h. Na quarta (20), terá um show de talentos com mais de 20 atrações no Cine Teatro Mussi, no Centro Histórico, a partir das 20h. No mesmo dia, logo em seguida, às 23h, inicia uma noite dançante no Beco da Lua, no Mar Grosso.

“Agradeço por fazer parte da presidência nos seus 70 anos de existência. Completo dez anos de membro desse clube, onde aprendi e desenvolver diversos trabalhos rotarianos. Aprendi muito com meu avô, Antônio Amandio, Rotariano desde 1967, e que sempre me incentivou a estar no clube, pois tem preceitos solidários e éticos. A ele, que estaria hoje com 100 anos, dedico a minha gestão, como também dedico aos companheiros de Rotary pela nossa união e trabalhos, sem esquecer da família e dos amigos, que me apoiam nos momentos mais necessários, como também a toda Laguna que sempre nos prestigia”, descreve Robson.

Laguna, com seu porto, foi uma das principais portas para o progresso e  desenvolvimento do Sul de Santa Catarina. Era considerada a Capital Cultural do Sul. Florianópolis, no fim da década de 1930, foi cenário para a fundação do segundo clube rotário de Santa Catarina. No período que antecedeu a segunda Guerra Mundial, o Rotary se espalhou pelo mundo ocidental, com uma força extraordinária conquistando grande parte da Europa e da América. No Brasil, encontrou terreno fértil nas grandes cidades, chegando ao nosso estado pelo portal de Joinville, ancorou em seguida na capital, onde o panorama, por meio de suas lideranças, era propícia para a criação de um clube rotário.

Assim, nasceu o Rotary Club de Laguna, cidade na época da Fundação Dominicana por um  grande movimento comercial, cultural e social. Por inspiração de um jovem médico, que percebeu a urgente necessidade das pessoas amigas, reunirem-se para fundar um clube de homens de negócios e profissionais para desenvolverem companheirismo e amizade. Assim, Paulo Carneiro, juntamente com outros valorosos companheiros e apadrinhados pelo Rotary Clube de Florianópolis, fundaram o Rotary Clube de Laguna em 20 de abril de 1946.