Entretenimento

Saga dos Valentes será tema do tradicional desfile da Festa da Gastronomia, em Nova Veneza

Serão homenageados os valentes de cada família no desfile tradicional que reúne todos os anos diversas famílias do município de Nova Veneza.

Saga dos Valentes será tema do tradicional desfile da Festa da Gastronomia, em Nova Veneza

Foto: Gabriel da Conceição / Comunicação Prefeitura de Nova Veneza

Os moradores que fazem e fizeram a diferença em Nova Veneza serão homenageados no desfile Saga dos Valentes, que reunirá as famílias e entidades culturais, no domingo (18), durante a 13ª Festa da Gastronomia Típica Italiana.

O evento é organizado pela Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo em parceria com a Secretaria de Educação e o Departamento Municipal da Juventude. Segundo um dos organizadores, Romencito Aléssio, o desfile das famílias acontece desde 2005 na primeira edição da Festa da Gastronomia.

“O objetivo era a integração das famílias e que elas tomassem gosto por desfilar e comemorar essa data importante para a cidade. Tivemos alguns exemplos positivos como a família Gava que formou uma associação e outras famílias que se organizaram para fazer eventos familiares como a Mondardo, Bortoluzzi, Daminelli, Mastella e entre outras. A característica das nossas famílias é a tradição, é um legado que temos que deixar aos mais jovens que precisam saber de onde vieram e para onde vão”, destacou.

O desfile das famílias e entidades culturais já reuniu em outras edições cerca de 60 famílias. Neste ano, a Saga dos Valentes terá como objetivo envolver os membros das comunidades e incentivar o conhecimento do caminho feito pelos imigrantes através da valorização da descendência, reconhecendo o trabalho e a luta diária dos moradores.

“Nós queremos resgatar o valor histórico homenageando os valentes das famílias, buscando o maior número de participantes para podermos contar essa grande trajetória. É um desfile que representa a história de Nova Veneza”, ressaltou o diretor do Departamento Municipal da Juventude, Guilherme Gava, que também é um dos organizadores.

O secretário de Educação, Élzio José Milanez, afirma que o desfile terá algumas mudanças. “Iremos fazer como era no início, a Saga dos Valentes, enaltecer os valentes vivos, mesmo que não tenham idade avançada, mas que tenham prestado algum tipo de serviço para a comunidade. E em nosso município temos diversos exemplos. Um valente é alguém que deu muito de si pelos outros, pela sua família, pela cidade e seus sonhos, são pessoas que fizeram e fazem a diferença em nossa cidade”, salientou.

Ainda de acordo com o secretário, medalhas serão entregues para os homenageados, onde estará cravada a palavra valente. Para participar do desfile, a família interessada deverá entrar em contato com o Departamento Municipal da Juventude no telefone: (48) 3436-5544.

Colaboração: Gabriel da Conceição / Comunicação Prefeitura de Nova Veneza 

Notícias Relacionadas

Inscrições para Bolsa de Estudos abertas em Nova Veneza

Os interessados devem procurar o Cive até o dia 28 de agosto, no Departamento da Juventude.

Clientes participam de desfile em coquetel de comemoração aos 25 anos de sucesso da loja Vissage

1º Orleans Trend Show: Maior evento de moda da cidade lança tendências em desfile

Evento apresenta a nova coleção outono/inverno e fomenta o comércio local. Atrações musicais, degustação e presença de influenciadores digitais movimentam a programação

Braço do Norte recebe o Bom Velhinho

Nesta quinta-feira (22), para a chegada do Papai Noel, uma noite magica está sendo preparada, com um desfile de Natal.