Geral

Saiba como se alimentar antes e depois

Não basta se exercitar. Para que exercícios físicos cumpram com sua finalidade de oferecer qualidade de vida e vigor a seus praticantes, é essencial que estejam relacionados à boa alimentação. Alimentar-se, afirmam cada vez mais os especialistas da área, é diferente de comer. Recomenda-se, ainda, que se escolha com cuidado alimentos que serão ingeridos antes, durante e depois das atividades físicas e que se planeje qual é o resultado que se pretende atingir com os exercícios.

A preparação alimentar geralmente é calculada com base em uma hora de atividade física. Aqueles que desejam esticar os exercícios devem estar ainda mais preparados. Carboidratos, proteínas e aminoácidos formam um trio poderoso que deve ser consumido independentemente da atividade que será realizada ou de seu tempo.

Antes do treino, é recomendado consumo de carboidratos de baixo índice glicêmico, como sanduíche com pão de vários grãos ou banana com aveia e linhaça. Estes alimentos fornecem mais energia para malhar. Segundo o Diário do Sul, durante o treino, é recomendável a ingestão de isotônicos e carboidratos, a fim de que sejam recompostos sais minerais e energia.

Após o treino, vale um cuidado especial. É hora de repor substâncias de acordo com a atividade praticada. Se você fez atividades aeróbicas como caminhadas, corridas ou dança, sucos sem açúcar e salada de folhas podem ser boas dicas. Já se você praticou atividades anaeróbicas, como musculação, pilates, entre outras, um prato com uma carne leve, vegetais e legumes e duas colheres de arroz integral pode ser uma boa pedida.