Geral

Santa Catarina é o segundo estado mais competitivo do Brasil, aponta ranking nacional

Neste ano, o estado conquistou 74,4 de nota geral no ranking que engloba dez pilares, como educação, segurança pública, inovação e eficiência. A média brasileira foi de 49,3.

Divulgação

Santa Catarina é o segundo estado com a melhor avaliação no Ranking de Competitividade dos Estados, divulgado nesta sexta-feira (18). Pelo terceiro ano consecutivo, SC ocupa a segunda posição, atrás apenas de São Paulo. Neste ano, o estado conquistou 74,4 de nota geral no ranking que engloba dez pilares, como educação, segurança pública, inovação e eficiência. A média brasileira foi de 49,3.

Na edição de 2019, um dos destaques de Santa Catarina foi a Segurança Pública. Neste ano, o estado chegou à avaliação máxima (100) neste quesito, pulando da segunda para a primeira posição entre os estados. Também manteve o melhor desempenho do país em Sustentabilidade Social, que engloba indicadores de mortalidade infantil e materna, IDH, desigualdade de renda, entre outros. SC apresentou a maior pontuação (100), praticamente o dobro do desempenho brasileiro (51,5).

“Esse resultado demonstra que estamos avançando e inovando em diversas áreas, o que torna Santa Catarina uma referência para outros estados. Um exemplo de inovação e que trouxe ainda mais segurança para quem vive aqui foi a criação neste ano do Colegiado Superior de Segurança Pública. Vamos continuar trabalhando para crescer em todos os segmentos”, destaca o governador Carlos Moisés.

Santa Catarina avançou ainda em Infraestrutura, passando da quarta para terceira posição. Além disso, manteve a terceira colocação em Educação e Inovação. Com avaliação de 90,8, o pilar de Inovação considera número de patentes, empreendimentos inovadores e bolsas de mestrado e doutorado, além de investimento em pesquisa e desenvolvimento.

“Cada reconhecimento crível e público, como esse, traz bons motivos para celebrar, mas, especialmente, reitera aspectos importantes para que possamos continuar a buscar a excelência em todas as atitudes e ações do Governo. Assim, com planejamento, foco e determinação, continuamos avançando e qualificando nossas entregas e, sobretudo, fazendo mais e melhor para os catarinenses”, reforça o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Lucas Esmeraldino.

Sobre o Ranking de Competitividade

Desenvolvido pelo CLP – Liderança Pública, o Ranking é uma ferramenta de avaliação da gestão pública no Brasil e tem como missão prover diagnósticos de áreas essenciais da administração pública. Para isso, analisa 69 indicadores distribuídos por 10 áreas-chave: Sustentabilidade Ambiental, Capital Humano, Educação, Eficiência da Máquina Pública, Infraestrutura, Inovação, Potencial de Mercado, Solidez Fiscal, Segurança Pública e Sustentabilidade Social.

Notícias Relacionadas

Estado garantirá tratamento anual de R$ 2,7 milhões a criança de Laguna com AME, decide TJ

De acordo com os autos, a perícia médica comprovou que a criança, natural de Laguna, precisa do remédio e que inexiste, na rede pública de saúde, tratamento para a doença.

Estado libera recursos para pavimentação da última etapa de acesso à Barragem do Rio São Bento, em Siderópolis

Para o prefeito Cesa, foram muitos anos de espera por essas duas obras no município.

Relatório aponta 82,5% dos pontos analisados próprios para banho no litoral catarinense

O Instituto salienta que os resultados melhores são, boa parte, decorrentes da estiagem que afeta todo o estado de Santa Catarina.

Justiça confirma resultado de licitação que gerou economia de R$ 12 milhões pela Saúde do Estado

A licitação foi realizada pela Secretaria da Saúde para fornecimento de ventilação domiciliar e tratamento de oxigenoterapia a pacientes catarinenses.