Geral

Santa Catarina registra baixa taxa de desemprego

A taxa de desocupação passou de 3,8% para 3,5%

Foto: Divulgação

O desemprego caiu ainda mais em Santa Catarina nos últimos três meses. A taxa de desocupação passou de 3,8% para 3,5%, a terceira menor do país atrás apenas de Rondônia (2,4%) e Mato Grosso (3%). Além disso, o Estado é líder em nível de ocupação (64,9%) e de empregados com carteira assinada (88,1%). Os dados do segundo trimestre foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) também destaca que houve crescimento da população ocupada em 6 das 10 atividades econômicas no estado no 2º trimestre de 2023. O grupamento Outros serviços (12,2%) teve o maior crescimento percentual de pessoas ocupadas no 2º trimestre. Outros setores que avançaram foram transportes, administração, comércio.

O secretário da indústria, do comércio e do serviço, Silvio Dreveck, destaca que Santa Catarina tem 26 mil empregados com carteira a mais no trimestre e um dos motivos é a economia forte e diversificada. “Cada região contribui à sua maneira, mas os empregos estão sendo criados em todos os lados. Nessa semana, temos quase 6 mil vagas de trabalho em aberto no Sine. Isso é um sinal do dinamismo de Santa Catarina. O Governo está atuando para atrair cada vez mais investidores, oferecendo segurança jurídica para que eles possam prosperar, trazendo mais riquezas e desenvolvimento”, avalia.

Santa Catarina permanece com a menor taxa de informalidade do país

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

O número de catarinenses na informalidade no 2º trimestre totalizou 1 milhão e 49 mil pessoas, é a menor taxa do país. Os trabalhadores domésticos sem carteira (-2,7%) tiveram redução frente ao 1º trimestre de 2023, com 3 mil pessoas a menos.

Com informações do Governo do Estado de Santa Catarina

Notícias Relacionadas

Desemprego afeta 29,5% de quem se formou há até 3 anos, diz pesquisa

Estudo destaca que, mesmo assim, é importante ter curso superior

IBGE: taxa de desemprego de jovens atinge 27,1% no primeiro trimestre

Índice ficou bem acima da média geral do país, de 12,2%

JBS fecha unidade em Morro Grande e ao menos 740 devem ser demitidos

Encerramento da unidade representará queda de R$ 250 mil ao mês na arrecadação para o município.

Santa Catarina tem a menor taxa de desemprego do Brasil