Geral

Satc entrega projeto fotovoltaico para auxiliar Apae de Criciúma

Presidente da entidade recebeu o trabalho desenvolvido por um acadêmico do curso de Engenharia Elétrica.

Satc entrega projeto fotovoltaico para auxiliar Apae de Criciúma

Foto: Carolina Paris / Comunicação Satc

Um projeto fotovoltaico realizado pelo acadêmico de Engenharia Elétrica, Marcos Antônio Giassi, foi entregue na segunda-feira (30), pelo diretor geral da Satc, Carlos Ferreira, e pelo coordenador do curso, André Abelardo Tavares, ao diretor da Apae de Criciúma, Márcio Thadeu Menezes.

O projeto é uma análise técnica e econômica para a implantação de um sistema fotovoltaico, energia limpa, inesgotável e de fácil instalação, que converte diretamente luz solar em eletricidade. A energia pode ser produzida até em dias chuvosos e nublados.

“A Apae de Criciúma gasta em torno de R$ 3.500 por mês em energia. Se o projeto for implantado, serão R$ 30.000 por ano economizados e usados tanto para capacitação dos profissionais lá dentro quanto para outros projetos”, ressalta o diretor Menezes.

Segundo o acadêmico que desenvolveu o projeto, houve uma grande bagagem de aprendizado. “Todo o conhecimento que obtive com o projeto será usado quando eu precisar realizar outro semelhante na vida profissional”, avalia Marcos Antônio Giassi.

“A Apae nos procurou e coletamos dados. Depois desenvolvemos o projeto com o apoio da Hypernergy, empresa de Criciúma, que foi quem auxiliou na parte de software e pesquisa de preços no mercado”, relata o professor e orientador do projeto, André Abelardo Tavares.

O próximo passo para que este projeto se concretize é procurar outros parceiros que ajudem na instalação do sistema.

Colaboração: Carolina Paris / Comunicação Satc

Notícias Relacionadas

ExpoMais é oficialmente lançada nesta segunda-feira

O evento terá palestras principais com nomes de renome nacional, além de outros espaços que estarão à disposição do público e que serão reveladas no evento de lançamento desta segunda-feira.

Instituições de ensino da região informam sobre situação das aulas

Ministro de Minas e Energia defende futuro sustentável para setor energético em palestra na Satc

Durante visita à Satc, ministro Bento Albuquerque conheceu projeto inédito na América Latina

Aluna Satc é campeã brasileira de Xadrez Blitz